PUBLICIDADE

Inscrições no Sisu terminam hoje; veja como participar

11 jan 2013 - 07h59
(atualizado às 15h47)
Compartilhar
Exibir comentários

As inscrições para mais de 129 mil vagas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) terminam às 23h59 desta sexta-feira. De acordo com balanço do Ministério da Educação (MEC), até as 20h de ontem, 1,6 milhão de estudantes já haviam se inscrito no programa, que seleciona alunos para 101 instituições de ensino superior.

O prazo para inscrições vai até o dia 11 de janeiro
O prazo para inscrições vai até o dia 11 de janeiro
Foto: Reprodução

Enem ou vestibular: veja como será a seleção nas principais universidades do Brasil

Uma vez por dia, o MEC divulga a nota de corte para cada curso e turno. O monitoramento da nota e a classificação parcial funcionam como referência para ajudar o candidato a acompanhar a inscrição e aumentar as chances de conseguir a vaga. Até esta sexta-feira, o candidato pode mudar as opções. O sistema reconhecerá a última inscrição confirmada.

Podem concorrer às vagas os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012 e obtiveram nota na redação que não tenha sido zero. No momento da inscrição, o candidato terá de especificar, pela ordem de preferência, o curso ao qual pretende concorrer e de que forma - por meio de cotas, de outras políticas afirmativas adotadas pelas instituições participantes do sistema ou pela ampla concorrência. As inscrições são feitas apenas pela internet, no site do Sisu.

A primeira chamada de selecionados está prevista para segunda-feira, dia 14. Os convocados devem providenciar a matrícula nos dias 18, 21 e 22. A segunda chamada será divulgada no dia 28 deste mês, com matrícula em 1º, 4 e5 de fevereiro.

Lista de espera

Os estudantes que não forem selecionados nas duas primeiras convocações podem aderir à lista de espera. As instituições de ensino participantes do Sisu usam a lista para convocar candidatos a vagas remanescentes. O prazo de adesão vai de 28 deste mês a 8 de fevereiro. Caso ainda haja vaga no curso de primeira opção, o candidato será convocado pela instituição que tenha a vaga disponível.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade