PUBLICIDADE

Horário de verão: saiba que horas é a prova do Enem em seu Estado

3 nov 2012 - 07h22
Compartilhar

A edição de 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicada em 1.615 municípios de todo País a partir das 13h deste domingo, de acordo com o horário oficial de Brasília. No entanto, estudantes que moram nos Estados onde não há horário de verão ou que contam com fuso horário diferente, precisam ficar atentos para não perder a prova.

Vestibular ou Enem: veja como será a seleção nas universidades do País

Simulado: teste seus conhecimentos e veja se está preparado para o Enem

Neste sábado, os participantes terão quatro horas e meia para responder a todas as questões de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. No domingo, o tempo é estendido em uma hora. Com isso, os inscritos terão cinco horas e meia para realizar as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e de matemática e suas tecnologias. Além disso, o aluno fará a redação, que está no topo das preocupações dos participantes por representar 50% da nota total.

Nos dois dias de exames é necessário apresentar um documento de identificação original com foto, que pode ser a carteira de identidade; identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe, que por lei tenham validade como documento de identificação; Carteira de Trabalho e Previdência Social; certificado de reservista; passaporte; ou carteira de habilitação com foto. Em caso de perda de documento de identificação, o participante deve apresentar boletim de ocorrência com data de, no máximo, 90 dias antes da prova.

Os portões de acesso serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h (horário de Brasília). A recomendação do Ministério da Educação (MEC) é que todos os candidatos cheguem ao local das provas com uma hora de antecedência. Para que nenhum candidato tenha problemas por causa das diferenças de horário nos Estados brasileiros, é importante conferir que horas terá início a prova em cada localidade.

HORÁRIO DA PROVA

Com diferentes fusos e horário de verão, veja abaixo que horas começa o Enem em seu Estado:

Das 13h às 17h30 (horário de Brasília): Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins;

Das 12h às 16h30 (horário local): Alagoas, Amapá, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe;

Das 11h às 15h30 (horário local): Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima.

O Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 pelo governo federal com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica. A partir de 2009, o teste passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para ingresso no ensino superior.

O Enem é a oportunidade para os estudantes brasileiros ingressarem em universidades federais, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ou faculdades particulares, por meio de bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni). Também pode ser utilizado por candidatos maiores de 18 anos para obtenção do certificado de conclusão do ensino médio.

Ranking:
Veja onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas do Enem 2010
As falhas do Enem:
Em 2011, de novo, exame não passou no teste. Confira o que deu errado

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade