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Haddad defende Enem e diz que ensino público melhorou

12 set 2011 - 20h09
(atualizado às 21h17)
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Laryssa Borges
Direto de Brasília

O ministro da Educação, Fernando Haddad, defendeu nesta segunda-feira os resultados médios obtidos por estudantes concluintes participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a melhora na média de desempenho dos alunos, que aumentou o patamar geral das escolas de 501,58 em 2009 para 511,21 em 2010. Para conhecer a classificação por escola no Enem 2010 acesse a página do Inep (www.inep.gov.br).

"O que sabemos hoje são quais escolas melhoraram seu desempenho, as que pioraram e se o Brasil em média melhorou ou não. O que sabemos é que Brasil melhorou. E se o Brasil tem melhorado e 88% das matrículas são feitas em escolas públicas, não há como o ensino publico não ter melhorado", disse Haddad, cuja escola em que estudava no Ensino Médio, o Colégio Bandeirantes, em São Paulo, teve média de 704,6 pontos.

Todas as escolas públicas que compõem a lista das 100 melhores no Enem de 2010 têm modelo de organização diferenciado e boa parte está vinculada às universidades públicas. Ainda fazem parte desse grupo os colégios militares, os institutos federais de Educação Profissional e as escolas técnicas estaduais. Nenhuma delas é uma unidade da rede estadual com oferta regular.

Defensor do Enem como fórmula de verificação de ensino em substituição ao vestibular, Fernando Haddad criticou o fato de a divulgação dos resultados do Enem 2010 rotular as escolas públicas como instituições "abaixo da média". "Que a escola pública melhorou não há dúvida. A média aumentou, apesar de uma maior participação dos estudantes. Estávamos receosos de que a média pudesse não reagir. E ela reagiu positivamente", afirmou.

Além disso, o ministro lembrou que, tratando-se de educação, ninguém pode nunca estar satisfeito. Segundo ele, a recomendação do Ministério da Educação é verificar a evolução da escola em relação a ela mesma para ver se estamos todos caminhando na mesma direção.

"Nunca a educação vai estar em um patamar em que não possa ser promovida. Educação tem sempre que evoluir e temos que fixar metas de qualidade. Esse sistema de meta, até esse momento, está funcionando. Estamos conseguindo os resultados que estavam previstos em 2007. Estamos no caminho de atingir aquelas metas que a cada dois anos são aferidas pelo sistema de avaliação", completou.

Fonte: Terra
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