PUBLICIDADE

Golpe militar e black blocs: veja possíveis temas do Enem

Candidatos devem estar atentos aos principais acontecimentos de 2013 e 2014

10 ago 2014 - 08h34
Compartilhar
Exibir comentários

Para se preparar para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 os mais de 8,7 milhões de inscritos terão que ir além dos estudos dos quatro conteúdos oficiais: linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. Assim como nos anos anteriores, importantes acontecimentos no Brasil e no mundo aparecerão nas questões do exame.

Por isso, o professor de história do Cursinho da Poli Elias Feitosa sempre recomenda aos estudantes estarem atualizados e se informarem sobre assuntos que foram destaque no último semestre de 2013 e no primeiro de 2014. “Pode ser por meio de internet, jornais ou revistas. Mas tem que se informar!”, declara Feitosa. Sobre assuntos internacionais, a aposta de Feitosa é que a prova trabalhe assuntos relacionados ao Oriente Médio, como o conflito na Síria e a guerra entre Palestina e Israel. Os 25 anos da queda do muro de Berlim, o centenário da Primeira Guerra Mundial e os 75 anos da Segunda Guerra também podem aparecer, com perguntas de história ou geografia. “Pode ser explorado um ponto específico de uma guerra, localização de um conflito ou assuntos relacionados, como por exemplo a Revolução Russa e o Nazismo”, afirma Elias.

Em História do Brasil, podem ser exploradas datas importantes como os 30 anos do movimento Diretas Já, os 50 anos do golpe militar e os 150 anos da Guerra do Paraguai. Também não podem ser ignoradas as manifestações populares de 2013 e o movimento Black Bloc que teve grande destaque no período. Segundo Feitosa, esses acontecimentos podem resultar em questões de análise dos movimentos sociais ou sobre conceitos da defesa da liberdade e democracia.

Já as apostas do doutor em Química Ambiental e coordenador do curso Aprender a Conhecer do Cursinho da Poli, Joel Pontin, são relacionadas ao meio ambiente e à saúde pública. “A água é um tema importante e pode ser abordada de muitas formas: desde sua composição química até os problemas de escassez que São Paulo está vivendo”, explica Pontin. Os tipos de energia alternativa também podem estar nas provas, principalmente o gás de xisto, visto que os Estados Unidos liderou a produção mundial do gás em 2013 e está ajudando o país a sair da crise econômica. Ele lembra que o Brasil possui grandes reservas de xisto mas que ainda explora pouco esse tipo de energia. As questões também podem tratar a produção de energia eólica e do bagaço de cana, que estão em crescimento no país.

Pontin acredita que esse ano o Enem irá abordar um assunto que raramente aparece nas questões: vacinação. Isso devido a campanha de vacinação contra o HPV realizada neste ano. Podem surgir perguntas desde o que é vacina e sua fabricação até o porquê da escolha da faixa etária para a vacinação contra o HPV e o que é a doença. O lixo também pode ser tema de perguntas. “Ele pode ser explorado levando em conta o seu tratamento e destinação, assim como relacionando com a gestão pública ou resgatando o lixo na história da humanidade”, afirma Pontin.

Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade