PUBLICIDADE

Estudantes têm dificuldade de se inscrever no Enem

Prazo para inscrição no Enem terminou às 23h59 dessa sexta-feira

23 mai 2014 - 22h36
(atualizado em 24/5/2014 às 00h19)
Compartilhar
Exibir comentários

Os candidatos que deixaram a inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio para a última hora reclamam da lentidão e da dificuldade de acesso ao sistema, assim como ao seviço 0800-616161. Até às 20h, o exame estava com mais de 9 milhões de inscritos, número recorde, e que representa um crescimento de 26,7% em relação ao ano passado. 

Pelas redes sociais, os candidatos reclamam da lentidão. "Só lembrei de fazer a inscrição do Enem hoje e o site não carrega", diz uma usuária pelo Twitter. "Fazendo a incrição pro Enem, vou ficar aqui até amanhã com essa lentidão", diz outro usuário do microblog. Em uma tentativa da reportagem de acessar o site, a página carregou após 30 minutos de espera.

Por meio da assessoria de imprensa, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirmou que o sistema está operando dentro da normalidade. A página está com 2.170 acessos por minutos e tem capacidade para chegar a 5 mil. A recomendação é que os candidatos continuem tentando.

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) recebeu, por meio da ouvidoria, o caso de um pai que não está conseguindo fazer a inscrição da filha no exame, porque o CPF dela não está sendo reconhecido. Ele diz que tenta fazer a inscrição desde o dia 17 e que, inclusive, já procurou a Receita Federal para verificar se há algum problema com o CPF. Nada foi identificado. O pai reclama que não consegue contato pelo telefone.

O Inep explica que o sistema de inscrição utiliza um banco físico da Receita, recebido antes do período de inscrição. No entanto, o sistema faz uma busca também online para verificar a existência do CPF. Casos como o do pai que procurou a EBC podem acontecer se o CPF tiver sido emitido recentemente e não constar na base de dados. A recomendação é ligar para o serviço de atendimento 0800-616161. Uma equipe de plantão atenderá as ligações até às 23h59.

O Enem será nos dias 8 e 9 de novembro. Feita a inscrição, os candidatos têm até o dia 28 para efetuar o pagamento da taxa de R$ 35. A inscrição só será confirmada após o pagamento. Estudantes da rede pública e pessoas com renda familiar de até 1,5 salário mínimo são isentos.

Para se preparar, o aluno pode acessar o aplicativo Questões Enem, um banco de questões da EBC que reúne as provas de 2009 a 2013. O acesso é gratuito.

Veja para que pode ser usada a nota do Enem:

Foto: Agência Brasil

Enem 2014 e Apoio Escolar Enem 2014 e Apoio Escolar

Comece agora a estudar para o Enem e tenha a chance de melhorar seu desempenho com o Terra Apoio Escolar. Matricule-se agora mesmo!

Enem: Saiba como se dar bem nas provas do Exame Enem: Saiba como se dar bem nas provas do Exame

ENEM Veja dicas para fazer uma redação nota 1.000 ENEM Veja dicas para fazer uma redação nota 1.000: Veja dicas para fazer uma redação nota máxima no Enem

Por dentro das questões do Enem Por dentro das questões do Enem

Da prova que vazou à receita de miojo Da prova que vazou à receita de miojo: veja polêmicas

Resultado Enem 2013: Ranking por escola Resultado Enem 2013: Ranking por escola

Vestibular ou Enem Vestibular ou Enem: saiba como é a seleção nas principais universidades públicas

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade