PUBLICIDADE

Erros no Enem foram pontuais, diz UFF após acabar com vestibular

16 dez 2011 - 17h39
Compartilhar

A Universidade Federal Fluminense (UFF) decidiu acabar com o vestibular e vai adotar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como única forma de seleção para todos os candidatos. De acordo com o coordenador de seleção da universidade, Neliton Ventura, os problemas nas últimas edições do Enem não interferiram na decisão. "A universidade entende que esses erros foram pontuais. O MEC (Ministério da Educação) tomou posições rápidas corrigindo os rumos", afirmou em entrevista ao Terra nesta sexta-feira.

Veja as polêmicas do Enem em 2011.

"Somente de dois anos para cá que o Enem passou a ser um concurso valendo vagas em universidades, antes era apenas uma avaliação do ensino. É natural que ocorram problemas no começo, mas nós temos certeza de que esses erros desaparecerão", disse. Segundo ele, a decisão da UFF tem como finalidade contribuir com a democratização do acesso ao ensino superior.

A partir de 2013, todas as vagas na UFF serão preenchidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). De acordo com Ventura, o bônus aos candidatos de escolas públicas, aplicado no vestibular da universidade há cinco anos, continuará valendo no Sisu. "Qualquer estudante que tenha cursado o ensino médio em escola pública terá 20% de bônus na nota final do Enem. Essa é a nossa contribuição para caminharmos ainda mais rápido para a democratização do ensino no País", afirmou.

De acordo com Ventura, a decisão da UFF foi tomada durante reunião do Conselho de Ensino e Pesquisa da universidade há cerca de um mês.

Momentos de desconcentração foram registrados após o término do Enem em São Paulo
Momentos de desconcentração foram registrados após o término do Enem em São Paulo
Foto: Aloisio Mauricio / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade