PUBLICIDADE

Enem vai mudar minha vida, diz candidata que tenta concluir ensino médio

3 nov 2012 - 13h30
(atualizado às 14h14)
Compartilhar

Angela Chagas
Direto de Porto Alegre

"Meu sonho é fazer faculdade de enfermagem, quero ver se o Enem me ajuda a conseguir isso", afirma Desirê
"Meu sonho é fazer faculdade de enfermagem, quero ver se o Enem me ajuda a conseguir isso", afirma Desirê
Foto: Angela Chagas / Terra

Em meio a jovens com média de idade de 18 anos, Desirê Antunes Lopes, 36 anos, estava ansiosa com a abertura dos portões para o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Colégio Estadual Julio de Castilhos, em Porto Alegre (RS). Mãe de dois filhos e funcionária de uma empresa de serviços gerais, ela vê no Enem uma oportunidade de mudar de vida. "Eu só fiz o primeiro grau e quero usar o Enem para conseguir o certificado do ensino médio", diz ela, que espera obter a certificação com a nota das provas deste fim de semana.

Vestibular ou Enem: veja como será a seleção nas universidades do País

Simulado: teste seus conhecimentos e veja se está preparado para o Enem

"Meu sonho é fazer faculdade de enfermagem, quero ver se o Enem me ajuda a conseguir isso", afirma. Desirê disse que os filhos foram os que mais incentivaram a fazer a prova. "Tenho duas crianças, de 12 e de oito anos. Eles me apoiaram muito", contou ela, que disse que precisou se esforçar muito para conseguir conciliar o trabalho, o cuidado com a família e ainda os estudos para a prova.

"Para mim é mais difícil porque preciso revisar coisas que faz muito anos que estudei e outras que nem aprendi. Mas eu leio muito jornal e gosto de escrever, acho que isso vai me ajudar bastante", afirmou. A certificação do ensino médio é uma das funções do Enem e pode ser obtida por todos os candidatos com mais de 18 anos que não tenham concluído essa etapa da educação básica.

Desirê aguardava a prova ao lado de uma jovem que conheceu neste sábado, na praça em frente à escola pública da região central de Porto Alegre. Daryane Ariel Souza tem 18 anos, estuda em uma escola particular da capital e quer usar a nota do Enem para ser aprovada em Direito em uma universidade privada. "Eu estudei bastante, no meu colégio a preparação é muito boa. Tivemos vários simulados e aulas especiais, acho que vai ser tranquilo", contou.

Apesar das realidades diferentes, as duas aproveitavam os momentos que antecediam a prova para conversar e se distrair. Para elas, o bate-papo ajuda a evitar o nervosismo. No colégio Julio de Castilhos, 1,3 mil estudantes eram esperados para fazer a prova. Os portões foram abertos pontualmente às 12h.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 pelo governo federal com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica. A partir de 2009, o teste passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para ingresso no ensino superior.

Neste ano, as provas começaram a ser aplicadas neste sábado em todo o País. Neste primeiro dia, o candidato resolve questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No domingo, serão realizados os testes de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, e Redação, com duração de 5 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização. O Terra, em parceria com os professores do Sistema COC de Ensino, fará a correção comentada das provas nos dois dias.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo exame, recomenda que todos os candidatos compareçam ao local de realização das provas até as 12h (de Brasília). O participante só poderá levar o caderno de questões ao deixar em definitivo a sala nos últimos 30 minutos.

O gabarito do Enem tem divulgação prevista para 7 de novembro e os resultados, para 28 de dezembro.

vc repórter

Fez o Enem 2012? Envie fotos, vídeos ou texto contando como foi, se deu tudo certo ou se ocorreu algum problema.

Ranking:
Veja onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas do Enem 2010
As falhas do Enem:
Em 2011, de novo, exame não passou no teste. Confira o que deu errado

Confira o que está sendo dito sobre o Enem no Twitter:


Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade