PUBLICIDADE

Enem tem mais de 2,3 milhões de inscritos na primeira semana

4 jun 2012 - 12h16
Compartilhar

O Ministério da Educação (MEC) publicou no site oficial que no primeiro fim de semana de inscrições, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 recebeu o registro de aproximadamente 400 mil estudantes. Até às 9 horas desta segunda-feira, o total de inscrições chegou a 2,36 milhões - o processo foi aberto em 28 de maio.

São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia são as unidades da Federação com maior número de inscritos. A expectativa do MEC é superar a marca dos 6 milhões. Pelas previsões do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), depois do último sábado e domingo, o ritmo de acesso ao sistema deve diminuir e ser retomado somente nos últimos dias de inscrições.

Os candidatos a vagas na educação superior pública têm até às 23h59 do dia 15 de junho para providenciar a inscrição. Feita apenas pela internet, ela será confirmada após o pagamento da taxa (R$ 35) até o dia 20, por meio de guia de recolhimento da União (GRU) simples. Aluno de escola pública que esteja concluindo o ensino médio e se declarar integrante de família de baixa renda está liberado do pagamento. O pedido de isenção deve ser feito no momento da inscrição, também pela internet.

As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro, em todas as unidades da Federação, a partir das 13h (horário de Brasília). No primeiro dia, sábado, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de 4,5 horas. No domingo, os estudantes terão 5,5 horas para fazer as de matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e a redação.

A divulgação do gabarito oficial está prevista para 7 de novembro. O resultado final do exame estará disponível para os estudantes a partir de 28 de dezembro.

No site do Enem, o candidato pode fazer a inscrição e seguir, passo a passo, todo o procedimento e o calendário relativos ao exame: sistemasenem2.inep.gov.br.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade