PUBLICIDADE

Enem tem 2 questões de biologia com figuras iguais às de provas da Fuvest

27 out 2013 - 19h17
(atualizado em 28/10/2013 às 10h21)
Compartilhar
Exibir comentários
Figura de experimento de médico inglês foi usada na prova da Fuvest em 2007
Figura de experimento de médico inglês foi usada na prova da Fuvest em 2007
Foto: Reprodução

Duas questões de biologia da prova de CiênciasCiências da Natureza do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicada no sábado, chamaram a atenção de professores de cursinho por apresentarem conteúdo similar ao cobrado em provas da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), que seleciona alunos para a universidade de São Paulo (USP), em 2007 e 2008.

Uma das questões  - a 78 da prova rosa - contém a mesma ilustração da prova de biologia da segunda fase da Fuvest de 2007. De acordo com o professor do cursinho Objetivo Luiz Carlos Bellinello, a imagem que representa uma pesquisa do cientista inglês William Harvey é "clássica" e está presente nos livros escolares da disciplina.

Mesma imagem apareceu em questão de biologia do Enem 2013
Mesma imagem apareceu em questão de biologia do Enem 2013
Foto: Reprodução

"Não vejo nenhum problema nesta questão. Ninguém foi beneficiado ou prejudicado pelo fato de a Fuvest já ter cobrado esse assunto", disse Bellinello. "Essa imagem que saiu no Enem é um clássico do pesquisador que fez estudos sobre a circulação humana. Isso se encontra em praticamente qualquer livro de biologia", disse o professor, ao reforçar que as questões são diferentes. 

"No Enem a pergunta era baseada no fato de tirar sangue para fazer hemograma, uma questão simples e que faz parte do estudo do ensino médio", afirmou ao ressaltar que na Fuvest o mesma figura foi aplicada na prova da segunda fase, em uma pergunta descritiva.

Professor de biologia do cursinho da Poli concorda que neste caso, embora as figuras sejam iguais, o conteúdo cobrado na Fuvest era mais "aprofundado" e não se pode afirmar que houve cópia ou favorecimento de candidatos que já tiveram contato com a questão. No entanto, ele afirma que outra pergunta do Enem (80 da prova rosa) é muito semelhante a questão cobrada na primeira fase da Fuvest em 2008.

Em ambas as questões, o candidato precisa identificar os pais de uma pessoa, a partir do DNA. "O desenho da questão é praticamente igual à figura da prova da Fuvest. Muda-se o enunciado, com outra historinha, mas o que se pede na pergunta é a mesma coisa. Inclusive a resposta é a mesma, letra C", disse o professor da Poli. 

Ele afirma que, neste caso, quem já teve contato com a prova da Fuvest levou vantagem, por se tratar de uma questão praticamente igual. 

Questão 80 do Enem (prova rosa) é praticamente igual a cobrada pela Fuvest em 2008 (representada à direita), inclusive a alternativa é a mesma
Questão 80 do Enem (prova rosa) é praticamente igual a cobrada pela Fuvest em 2008 (representada à direita), inclusive a alternativa é a mesma
Foto: Reprodução

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado há 15 anos e se consolidou como um dos índices de avaliação da educação brasileira e também como principal meio de acesso às universidades públicas do Brasil. Atualmente, apenas duas das 10 principais instituições federais ainda não adotaram a prova para ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – situação que, seguindo a tendência atual, deve atingir 100% de adesão nos próximos anos.

Em 2013, foram mais de 7 milhões de inscritos, que podem concorrer a cerca de 1,1 milhão de vagas em instituições públicas e privadas por meio do Sisu, do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

As provas ocorreram neste fim de semana, sábado e domingo. No primeiro dia, foram aplicados os testes de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Os candidatos tiveram quatro horas e trinta minutos para resolver as questões. Já no segundo dia foram resolvidas as questões de Linguagens, Códigos e suas TecnologiasMatemática e suas Tecnologias e Redação. No domingo, em virtude da Redação, os candidatos tiveram uma hora a mais para terminar o exame.

O gabarito oficial do Enem 2013 será divulgado na página do Inep, órgão responsável pela realização do exame, até o dia 30 de outubro. Até lá, você pode conferir abaixo a correção comentada pelos professores do Cursinho da Poli, ou neste link o gabarito extraoficial de todas as provas sugerido pelos professores do Sistema Ari de Sá, que também comentam as provas em vídeo.

Participou do Enem? Envie para nós seus comentários, fotos e vídeos.

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/ranking-enem/iframe.htm" data-cke-822-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/ranking-enem/iframe.htm">veja o infográfico</a>

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/polemicas-do-enem/" href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/polemicas-do-enem/">Enem 15 anos: confira as polêmicas</a>

Colaborou com esta notícia o internauta Gabriel Bianchi, de Santa Cruz do Rio Pardo (SP), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade