PUBLICIDADE

Enem soma 6,8 milhões de inscritos, afirma ministério

O sistema está fazendo uma média de 700 inscrições por minuto, número dentro do esperado para o último dia, segundo o governo

27 mai 2013 - 18h15
(atualizado às 19h47)
Compartilhar
Exibir comentários
A página foi criada pelo MEC para esclarecer dúvidas de candidatos sobre o Enem 2013
A página foi criada pelo MEC para esclarecer dúvidas de candidatos sobre o Enem 2013
Foto: Reprodução

O Ministério da Educação (MEC) informou que o sistema de inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio registrou ritmo intenso de acessos nesta segunda-feira, último dia para fazer a inscrição no exame. Em menos de cinco horas, mais de 250 mil candidatos acessaram o site, elevando o total geral para 6.856.006 inscritos até as 18h07. Às 11h20, havia registro de 6.342.250 candidatos.

Pela manhã já estava superado o número de inscritos confirmados em 2012, que eram 5.791.290 candidatos. Este foi o número de pessoas aptas a fazer as provas, após o encerramento do prazo para pagamento. O total geral de inscritos de 2012, que foi de 6.495.000 candidatos, também já foi superado. 

Enem ou vestibular: veja como é a seleção nas universidades federais

Os três Estados com maior número de inscrições - até as 16h - eram São Paulo, com 1.030.658; Minas Gerais, com 731.901, e Bahia, com 482.799 candidatos.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza o exame, informou que o sistema está fazendo uma média de 700 inscrições por minuto, número dentro do esperado para o último dia. De acordo com fontes da autarquia, é mais provável que eventuais problemas de lentidão ou travamento sejam causados pelo provedor utilizado pelo candidato. "A infraestrutura da rede do MEC está funcionando normalmente. A recomendação é que os candidatos insistam, caso ocorram problemas", disse a pasta em comunicado.

O prazo de inscrição termina às 23h59 de hoje. Para os candidatos não isentos, a taxa de inscrição, de R$ 35, deve ser paga até quarta-feira. Estão isentos os concluintes do ensino médio em 2013, matriculados em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica. Também não precisa pagar a taxa o participante com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Para fazer a inscrição no Enem, o candidato deve ter em mãos os números do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do documento de identidade.  Ao finalizar a inscrição, o participante deve verificar se ela foi concluída com sucesso e guardar o número e a senha.

Com essas informações o candidato poderá acompanhar o processo de inscrição e, além disso, consultar e imprimir o cartão de confirmação. Caso esqueça ou perca a senha, o candidato poderá recuperá-la pelo site do Enem. Alterações nos dados cadastrais, na cidade de provas e na opção de língua estrangeira são permitidas apenas até o fim do período de inscrição.

Enem 2013 Datas
Início das inscrições 13 de maio
Fim das inscrições 27 de maio
Pagamento da taxa de R$ 35 até 29 de maio
Primeiro dia de provas 26 de outubro, das 13h às 17h30
Segundo dia de provas 27 de outubro, das 13h às 18h30
Gabaritos Até o dia 30 de outubro
 

Após a confirmação da inscrição - com o pagamento ou comprovação das informações que permitem a isenção -, o participante receberá em casa o cartão de confirmação de inscrição, que terá um número, assim como a data, hora, o local de realização das provas, a opção de língua estrangeira e outras informações específicas.

Provas

O exame será aplicado nos dias 26 e 27 de outubro em todos os Estados e no Distrito Federal. O Enem tem uma redação e quatro provas objetivas. Cada uma contém 45 questões de múltipla escolha. No primeiro dia, os inscritos farão provas de ciências humanas e da natureza, com duração de quatro horas e 30 minutos. No segundo dia, as provas aplicadas serão de linguagens e códigos, matemática e redação, com duração de cinco horas e 30 minutos.

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/ranking-enem/iframe.htm" href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/ranking-enem/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade