PUBLICIDADE

Enem: sistema de inscrição vai impedir uso irregular de CPF

15 jun 2010 - 13h03
(atualizado às 13h19)
Compartilhar

O sistema de recebimento de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 exigirá que o estudante informe o número do próprio CPF, independentemente da idade, não podendo, assim, usar o do pai ou da mãe. O próprio sistema vai impedir eventuais irregularidades buscando informações sobre o número indicado na base de dados da Receita Federal. As informações são do site do MEC.

Quem tiver mais de 16 anos pode fazer o cadastro de pessoa física em uma agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios. O pai, a mãe ou responsável legal deve pedir o documento para os menores de 16 anos. Não é possível solicitar o número de CPF pela internet.

As inscrições para o Enem começam na próxima segunda-feira, 21, e vão até 9 de julho, somente pelo site www.enem.inep.gov.br. Os estudantes do último ano do ensino médio e os que tiverem concluído o ensino médio em anos anteriores na rede pública de ensino estarão isentos da taxa de inscrição de R$ 35. Os alunos de escolas particulares que comprovarem a impossibilidade de pagamento e assinarem declaração de carência também ficam livres da taxa.

Provas

O exame terá quatro provas objetivas de múltipla escolha, com 45 questões cada uma, abrangendo as áreas de linguagens e códigos, ciências da natureza, matemática e ciências humanas, além de redação. Neste ano, haverá também questões de língua estrangeira, inglês ou espanhol, na área de linguagens e códigos. O candidato deve fazer a opção do idioma no momento da inscrição.

No dia 6 de novembro, sábado, serão aplicadas as questões de ciências da natureza e ciências humanas, das 13h às 17h. No domingo, 7, a prova será de matemática, linguagens e códigos e redação, das 13h às 18h30.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade