PUBLICIDADE

Enem: "agora já era", diz estudante atrasada em SP

3 nov 2012 - 13h43
(atualizado às 14h15)
Compartilhar
André Gomes
Direto de São Paulo

Para entrar na sala de aula e fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o candidato precisa de um documento com foto e caneta. E foi por causa da identidade que a estudante Grazieli de Oliveira de Jesus perdeu o primeiro dia de prova. "Agora já era", disse Grazieli no celular assim que o portão fechou em São Paulo.

Vestibular ou Enem: veja como será a seleção nas universidades do País

Simulado: teste seus conhecimentos e veja se está preparado para o Enem

A estudante prestaria o Enem pelo segundo ano consecutivo e pretende fazer o curso de Turismo. O irmão da jovem chegou com o RG dela menos de um minuto depois que o segurança passou o cadeado. Muito abalada, ela não conseguia falar, foi direto para o carro e partiu.

O segundo anista Gabriel Stabile, 15 anos, foi outro que não conseguiu entrar. "Ia fazer a prova apenas como 'treineiro', para conhecer, mas o trânsito atrapalhou. Saí de casa 11h55". Gabriel mora no Parque do Carmo, na zona leste de São Paulo. "Amanhã eu venho mais cedo", disse o menino.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 pelo governo federal com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica. A partir de 2009, o teste passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para ingresso no ensino superior.

Atrasados, candidatos tentaram correr para chegar antes do fechamento dos portões
Atrasados, candidatos tentaram correr para chegar antes do fechamento dos portões
Foto: Edson Lopes Jr. / Terra

Neste ano, as provas começaram a ser aplicadas neste sábado em todo o País. Neste primeiro dia, o candidato resolve questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No domingo, serão realizados os testes de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, e Redação, com duração de 5 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização. O Terra, em parceria com os professores do Sistema COC de Ensino, fará a correção comentada das provas nos dois dias.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo exame, recomenda que todos os candidatos compareçam ao local de realização das provas até as 12h (de Brasília). O participante só poderá levar o caderno de questões ao deixar em definitivo a sala nos últimos 30 minutos.

O gabarito do Enem tem divulgação prevista para 7 de novembro e os resultados, para 28 de dezembro.

vc repórter

Fez o Enem 2012? Envie fotos, vídeos ou texto contando como foi, se deu tudo certo ou se ocorreu algum problema.

Ranking:
Veja onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas do Enem 2010
As falhas do Enem:
Em 2011, de novo, exame não passou no teste. Confira o que deu errado

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade