PUBLICIDADE

Enem: prova teria vazado no CE; MPF quer anulação do exame

Suspeita de vazamento faz MPF do CE pedir anulação do Enem 2011

26 out 2011 - 11h29
(atualizado às 12h44)
Compartilhar
Omar Jacob
Direto de Fortaleza

O Ministério Público Federal no Ceará pedirá o cancelamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Após a divulgação dos cadernos de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no início dessa semana, um grupo de estudantes denunciou ao MPF que uma escola particular da capital cearense teria disponibilizado aos alunos um caderno com questões idênticas as que foram aplicadas no último final de semana.

Veja o gabarito divulgado pelo Inep

Confira a resolução completa das provas do Enem 2011

Veja como será a seleção nas principais universidades públicas

Da prova que vazou ao endereço errado, veja as falhas do Exame

Enem 2010: veja onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas

Após ser procurado pelos estudantes, o procurador da República Oscar Costa Filho constatou irregularidade, ao comprovar a existência de 13 questões idênticas, literalmente copiadas de um simulado elaborado na cidade de Fortaleza e encontradas nas provas do Enem.

Oscar Costa Filho garante que as provas existentes já são suficientes para concluir que "houve vazamento" e que agora resta descobrir qual caminho percorrido pelas questões. O procurador disse que vai acionar o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ( Inep) e pedir a anulação do Enem 2011.

"O Enem é como um concurso público e tem que ter condições iguais para todos. Se isso foi afetado, se alguém teve privilégios, então o concurso tem que ser anulado", diz o procurador.

As questões foram postadas em redes sociais e o colégio se pronunciou através delas dizendo que possui um vasto banco de dados com questões fornecidas por professores e ex-alunos. As questões que o conteúdo antecipou foram as seguintes: no 1º dia, prova amarela, nº 32,33,34,46,50,57,74,87, e 2º dia, prova amarela, 113,141,154,173 e 180.

Sem necessidade de recorrer à Justiça, o MPF considera a importância da investigação pela Polícia Federal para apurar os responsáveis, mas entende que já há provas constituídas para determinar uma atitude do MEC quanto à irregularidade, que não é mais pontual, atinge todos os inscritos no país. "É necessário que se imponha, de uma vez, a constitucionalidade no Enem, que significa o direito de recorrer em caso dos candidatos se sentirem prejudicados", explica o procurador.

Enem 2011

No último sábado, 22 de outubro, os candidatos tiveram quatro horas e meia para responder 90 questões de Ciências Humanas e da Natureza. O segundo dia de provas foi composto de 90 questões de matemática e linguagens, além da redação. No domingo, o prazo para concluir a prova foi de cinco horas e meia.

A partir do resultado da prova do Enem, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de todo o País. A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é preciso ter cursado todo o Ensino Médio na rede pública.

Em 2012 a prova terá duas edições, uma no primeiro semestre e outra no segundo. A primeira edição do ano que vem já está confirmada para os dias 28 e 29 de abril. A data da segunda edição ainda não foi definida em função das eleições municipais, que ocorrerão em outubro, mês de aplicação do Enem 2011.

Especial para Terra

Colaboraram com esta notícia os internautas Vinicius, de Campo Grande (MS), Marlene Acosta e Marcela Dias, de Porto Alegre (RS), Juliana Tavares, de Fortaleza (CE), Guilherme Costa, de Belo Horizonte (MG), e Carolina Gil, do Rio de Janeiro (RJ), que participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

No Facebook foram publicadas imagens que mostrariam questões de um simulado idênticas a perguntas do Enem 2011
No Facebook foram publicadas imagens que mostrariam questões de um simulado idênticas a perguntas do Enem 2011
Foto: Reprodução
vc repórter
Compartilhar
Publicidade