PUBLICIDADE

Enem: prova fácil preocupa no CE por causa da concorrência

3 nov 2012 - 18h04
(atualizado às 18h48)
Compartilhar
Omar Jacob
Direto de Fortaleza

Depois de quatro horas de provas as estudantes Mariza Lessa e Marília Caroline Oliveira tinham uma expressão de otimismo no rosto. Aos 19 e 17 anos, respectivamente, elas responderam as questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela primeira vez e saíram otimistas. "Acho que foi fácil, especialmente nas questões de história", avalia Marília, em Fortaleza.

As estudantes Mariza Lessa e Marília Caroline Oliveira saíram otimistas da primeira prova do Enem
As estudantes Mariza Lessa e Marília Caroline Oliveira saíram otimistas da primeira prova do Enem
Foto: Omar Jacob / Terra

Enem: questões fáceis têm peso menor na nota

Vestibular ou Enem: veja como será a seleção nas universidades do País

Simulado: teste seus conhecimentos e veja se está preparado para o Enem

É justamente o sentimento de "facilidade" na resolução das questões que deixou Maríza preocupada. "Se todo mundo se sair bem, todos vão ter pontuação alta. Vai ser mais complicado entrar na faculdade", pondera. As duas estudantes pretendem estudar engenharia civil na faculdade.

Mas nem todo mundo teve a mesma impressão. Mariana Mallmann, que cursa o terceiro ano, avaliou que as questões que envolviam as disciplinas de filosofia e sociologia podem prejudicar na nota final. "Não são assuntos que a gente está acostumado a ver na escola, quer dizer, mas com interpretação e lógica dava pra resolver", afirmou.

Quem participou do concurso apenas por experiência saiu confiante. Mateus Maia, 16 anos, aluno do primeiro ano do ensino médio, também disse que achou as questões fáceis. Para o domingo de provas também mostrou entusiasmo: "Acho que vai ser ainda mais fácil. Por causa da redação, que tem um mínimo de linhas pequeno, acho que vai ser fácil", disse sorridente.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 pelo governo federal com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica. A partir de 2009, o teste passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para ingresso no ensino superior.

Neste ano, as provas começaram a ser aplicadas neste sábado em todo o País. Neste primeiro dia, o candidato resolveu questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No domingo, serão realizados os testes de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, e Redação, com duração de 5 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização. O Terra, em parceria com os professores do Sistema COC de Ensino, fará a correção comentada das provas nos dois dias.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo exame, recomenda que todos os candidatos compareçam ao local de realização das provas até as 12h (de Brasília). O participante só poderá levar o caderno de questões ao deixar em definitivo a sala nos últimos 30 minutos.

O gabarito do Enem tem divulgação prevista para 7 de novembro e os resultados, para 28 de dezembro.

vc repórter

Fez o Enem 2012? Envie fotos, vídeos ou texto contando como foi, se deu tudo certo ou se ocorreu algum problema.

Ranking:
Veja onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas do Enem 2010
As falhas do Enem:
Em 2011, de novo, exame não passou no teste. Confira o que deu errado

Confira o que está sendo dito sobre o Enem no Twitter:


Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade