PUBLICIDADE

Enem: para curitibanos, 1ª prova foi longa, mas fácil

3 nov 2012 - 17h13
(atualizado às 18h48)
Compartilhar
Roger Pereira
Direto de Curitiba

Para os primeiros candidatos a deixarem o local de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste sábado, a prova de ciências humanas e da natureza não estava difícil. Eles se queixaram do tamanho das questões, da quantidade de texto, mas destacaram que a maioria das perguntas era de fácil solução. Ninguém ouvido pelo Terra reclamou de nenhum problema com qualquer questão.

A vendedora Ana dos Santos oferece a 'água da sorte' aos candidatos de Maceió (AL), que acalma os estudantes
A vendedora Ana dos Santos oferece a 'água da sorte' aos candidatos de Maceió (AL), que acalma os estudantes
Foto: Odilon Rios / Terra

Enem: questões fáceis têm peso menor na nota

Vestibular ou Enem: veja como será a seleção nas universidades do País

Simulado: teste seus conhecimentos e veja se está preparado para o Enem

"Hoje foi bem tranquilo. Tomara que a redação e a matemática amanhã estejam tão fáceis quanto a prova de hoje, mas eu duvido", disse Adriellen Borgo, 21 anos. Para ela, que está fazendo o exame pela segunda vez, a prova está mais clara e objetiva que no ano passado. "Continua cansativa, mas achei bem mais direta esse ano", disse. A estudante já cursa serviço social em uma faculdade particular paranaense, mas quer, com a nota do Enem, conseguir transferência para o Rio de Janeiro.

Airton Rodrigues Oliveira Júnior, 17 anos, que faz seu primeiro Enem e está tentando uma vaga em administração na Universidade Tecnológica Federal do Paraná e em Turismo na Universidade Federal do Paraná e na PUC-PR, não achou a prova tão fácil assim. "Química e física exigiram bastante, principalmente conhecimento de fórmulas. Amanhã, espero ainda mais dificuldade por conta da redação", contou.

Já Adriane dos Santos, 25 anos, que quer utilizar a nota do Enem para concluir o ensino médio e ingressar no curso de comércio exterior, disse que tirou de letra o primeiro dia de provas. "Esperava muito mais dificuldade. Não achei nem um pouco complicada, foi muito tranquila. Acho difícil uma prova simples dessas servir como parâmetro para selecionar candidatos em diversas universidades", disse. A mesma opinião teve Adrielle Carvalho, 18 anos. "Apesar das questões longas e cansativas, estava fácil chegar na resposta certa. Mas amanhã acho que será mais complicado". A estudante quer usar o Enem como parte de sua nota no vestibular da PUC-PR para o curso de nutrição.

Akila Saraiva, 20 anos, que prestará vestibular para psicologia na UFPR, também achou a prova tranquila. Ela lamentou o fato de, depois de dois dias seguidos de provas no Enem, ter que passar pela mesma maratona na semana seguinte, no vestibular da UFPR. "Deveria ser uma prova única, como fazem diversas outras instituições. Essa maratona é muito cansativa".

Além de diversas instituições de ensino superior que utilizam o Enem como ferramenta de seleção de seus calouros, algumas escolas e cursos do ensino médico estão adotando o exame como prova de conclusão de curso. Ademar Moreira Junior, 20 anos, não pretende ingressar em nenhuma faculdade em 2013, mas mesmo assim teve que fazer o exame. "Estou concluindo o terceiro ano do ensino médio no Instituto de Educação do Paraná e a nota do Enem vale como a prova final. Preciso de uma média boa para ter o diploma de conclusão do ensino médio", contou o estudante, que achou a prova de ciências humanas bastante fácil, mas admitiu ter passado por dificuldades nas provas de química e física.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 pelo governo federal com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica. A partir de 2009, o teste passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para ingresso no ensino superior.

Neste ano, as provas começaram a ser aplicadas neste sábado em todo o País. Neste primeiro dia, o candidato resolveu questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No domingo, serão realizados os testes de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, e Redação, com duração de 5 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização. O Terra, em parceria com os professores do Sistema COC de Ensino, fará a correção comentada das provas nos dois dias.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo exame, recomenda que todos os candidatos compareçam ao local de realização das provas até as 12h (de Brasília). O participante só poderá levar o caderno de questões ao deixar em definitivo a sala nos últimos 30 minutos.

O gabarito do Enem tem divulgação prevista para 7 de novembro e os resultados, para 28 de dezembro.

vc repórter

Fez o Enem 2012? Envie fotos, vídeos ou texto contando como foi, se deu tudo certo ou se ocorreu algum problema.

Ranking:
Veja onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas do Enem 2010
As falhas do Enem:
Em 2011, de novo, exame não passou no teste. Confira o que deu errado

Confira o que está sendo dito sobre o Enem no Twitter:


Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade