PUBLICIDADE

Enem: mais de 99% dos cartões de confirmação já foram entregues

17 out 2013 - 16h08
(atualizado às 16h09)
Compartilhar
Exibir comentários

Os cartões de confirmação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram entregues pelos correios a 99,67% dos participantes. O Enem de 2013 tem cerca de 7,1 milhões de inscritos e o cartão ainda não foi entregue a 23,6 mil candidatos. A previsão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é que todos os participantes recebam o documento de confirmação até amanhã (18).

O balanço do Inep contabiliza os cartões recebidos pelos participantes até a tarde de ontem (16). Um total de 42,5 mil cartões foi devolvido no ato da entrega por problemas como endereço insuficiente, número de residência inexistente e mudança de endereço. No caso de devolução, o Inep envia um aviso ao estudante por meio de mensagem de texto no celular e por e-mail.

O candidato que não receber a confirmação pelo correio deve acessar o cartão na página do Inep na internet e imprimi-lo. Para isso, precisa ter em mãos o número do CPF e a senha de cadastro no Enem. Em caso de problemas, o participante deve ligar para a Central de Atendimento no 0800 61 61 61.

No cartão de confirmação estão as informações pessoais do candidato, o local das provas, horário, a opção de língua estrangeira e necessidade de atendimento especial.

Confira abaixo as principais dicas para você se dar bem na prova.

Dia 26 de outubro - tempo de prova: 4h30
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
A prova propõe 45 questões objetivas relacionadas às disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Temas como diversidade cultural, conflitos, vida em sociedade, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado estão na base das perguntas. A dica de estudar temas da atualidade vale para todo o Enem, mas é nessa prova que as questões ligadas ao dia a dia mais aparecem, diluídas nas 45 questões que englobam as disciplinas Química, Física e Biologia.
Dia 27 de outubro - tempo de prova: 5h30
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
Com 45 questões objetivas, a prova traz conteúdos das disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física, e Tecnologias da Informação e Comunicação. A prova costuma ser mais fácil do que a de vestibulares. Questões que envolvem regra de três, porcentagem, análise de gráficos, cálculo de área e de volume e probabilidade são as que mais aparecem no exame e são facilmente relacionadas a situações do cotidiano.

Dia 27 também é o momento do candidato escrever a redação. Abaixo, reunimos as principais dicas para quem quer tentar tirar a nota máxima no texto:

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade