PUBLICIDADE

Enem: estudantes se confundem com ônibus e perdem exame

3 nov 2012 - 13h51
(atualizado às 14h53)
Compartilhar
Roger Pereira
Direto de Curitiba

Um erro ao tomar o ônibus custou o Enem dos estudantes Joice Cristina, 17 anos, e Márcio Renato, 21 anos, que chegaram ao Colégio Estadual do Paraná dois minutos depois do fechamento dos portões, que ocorreu pontualmente às 13h. Os dois candidatos erraram ao fazer uma conexão nos biarticulados de Curitiba e demoraram para perceber que estavam no caminho errado.

Um erro ao tomar o ônibus custou o Enem dos estudantes Joice Cristina, 17 e Márcio Renato, 21, que chegaram ao Colégio Estadual do Paraná dois minutos depois do fechamento dos portões
Um erro ao tomar o ônibus custou o Enem dos estudantes Joice Cristina, 17 e Márcio Renato, 21, que chegaram ao Colégio Estadual do Paraná dois minutos depois do fechamento dos portões
Foto: Roger Pereira / Terra

Vestibular ou Enem: veja como será a seleção nas universidades do País

Simulado: teste seus conhecimentos e veja se está preparado para o Enem

"Nós saímos cedo de casa, moramos longe, no Tatuquara. Estávamos no ônibus certo, mas quando ele parou no Shopping Estação, achamos que tínhamos que trocar. Só percebemos que estávamos errados quando passamos pelo Jardim Botânico", disse Joice. "Descemos do ônibus, pegamos outro de volta para a estação e pegamos a linha certa para cá, mas, daí, não deu tempo", lamentou Márcio.

Adventistas, os dois candidatos só fariam a prova às 19h, mas tinham que se apresentar ao local de prova até as 13h para aguardarem, isolados, o pôr do sol. Eles tentaram utilizar esse argumento de que só fariam a prova à noite para convencer os fiscais a autorizarem suas entradas, mas não tiveram sucesso.

"Nós não íamos começar a prova agora, íamos ter que ficar seis horas numa sala sem fazer nada. Dois minutos, para nós não faria nenhuma diferença", disse Maurício, que queria utilizar a nota do Enem para obter financiamento através do Prouni do curso de Sistema de Informações, que faz nas Faculdades Araucária. Já Joice, queria ingressar em um curso de RH. "Fica para o ano que vem", lamentou.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 pelo governo federal com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica. A partir de 2009, o teste passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para ingresso no ensino superior.

Neste ano, as provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro, sábado e domingo, em todo o País, a partir das 13h (pelo horário de Brasília). No primeiro dia, o candidato resolverá as questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador para início das provas. No segundo dia, serão realizados os testes de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, e Redação, com duração de 5 horas e 30 minutos, igualmente contadas a partir da autorização. O participante só poderá levar o caderno de questões ao deixar em definitivo a sala nos últimos 30 minutos. O gabarito tem divulgação prevista para 7 de novembro e os resultados, para 28 de dezembro.

Desde o dia 10 de outubro, os cartões de confirmação da inscrição contendo número de registro, data, hora e local de realização das provas, indicação de atendimento diferenciado e/ou específico, opção de língua estrangeira e solicitação de certificação (quando for o caso) estão sendo remetidos por via postal para o endereço informado pelo participante. As informações também estarão disponíveis no site http://sistemasenem2.inep.gov.br/. É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo exame, recomenda que todos os candidatos compareçam ao local de realização das provas até as 12h (de Brasília). Participantes guardadores de sábado serão acomodados em salas e aguardarão até as 19h para iniciarem as provas no primeiro dia.

vc repórter

Fez o Enem 2012? Envie fotos, vídeos ou texto contando como foi, se deu tudo certo ou se ocorreu algum problema.

Ranking:
Veja onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas do Enem 2010
As falhas do Enem:
Em 2011, de novo, exame não passou no teste. Confira o que deu errado

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade