PUBLICIDADE

Enem: estudante cita hino do Palmeiras e recebe nota 500 na redação

19 mar 2013 - 21h21
(atualizado às 21h32)
Compartilhar
Exibir comentários
No texto sobre a imigração no Brasil, estudante aproveitou para citar o hino do seu time do coração
No texto sobre a imigração no Brasil, estudante aproveitou para citar o hino do seu time do coração
Foto: Reprodução

Um estudante de São José do Rio Preto (SP) escreveu trechos do hino do Palmeiras na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ele publicou uma cópia da prova no Facebook, com a nota recebida por ela ao lado: 500 pontos, em uma escala que vai de 0 a 1 mil. "Bom, para quem duvidou ai está a prova (sic). Minha redação do Enem com o hino do Palmeiras, e a nota que recebi por ela", escreveu o jovem.

O jovem até chegou a abordar o tema da redação do ano passado, os movimentos imigratórios para o Brasil no século 21, mas a partir do segundo parágrafo intercalou a problemática proposta com as estrofes do hino do time do coração. Após questionar se o Brasil está em condições de receber tantos imigrantes, ele começa a abordar o Palmeiras. 

"As capitais, praias e as maiores cidades são os alvos mais frequentes dos imigrantes, porque quando surge o alviverde imponente no gramado onde a luta o aguarda, sabe bem o que vem pela frente e que a dureza do prélio não tarda", diz o texto.

No dia 7 de janeiro, o jovem já havia brincado com a nota na prova. "O melhor do Enem é fazer uma redação com o hino do Palmeiras, e ainda tirar nota... Ufa que eu já passei por esta fase. E desejo toda a sorte para quem está passando por ela". Ele ainda emendou: "O Enem só me faz rir". 

Em nota, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) disse que os avaliadores "identificaram a impertinência do texto inserido, o que trouxe para a redação palavras e expressões sem sentido e em estilo inadequado ao tipo textual exigido na prova". Segundo o Inep, por causa dessas expressões a redação obteve nota 500.

"Desconsiderada a inserção inadequada, o texto tratou do tema sugerido e apresentou ideias e argumentos compatíveis. O texto indica compreensão da proposta da redação, não fugiu ao tema por completo e não feriu os direitos humanos", complementa a nota.

Polêmicas na redação

Segundo reportagem do jornal O Globo, outro estudante recebeu 560 pontos na redação do Enem depois de ter inserido um parágrafo com a receita para fazer miojo. Em outros casos, candidatos tiraram a nota máxima - 1 mil pontos - mesmo com textos com erros de ortografia. A forma de correção da redação do Enem já foi motivo de centenas de ações judiciais nos últimos anos de estudantes que se sentiam injustiçados com a nota recebida.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade