PUBLICIDADE

Enem: escola onde Eike estudou está entre as melhores do Rio

22 nov 2012 - 17h37
(atualizado às 17h44)
Compartilhar
Cirilo Junior
Direto do Rio de Janeiro

A relação do Ministério da Educação (MEC) com as notas das escolas públicas e privadas do Rio de Janeiro no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011 consagrou novamente o Colégio São Bento, situado no centro da cidade, como o de melhor desempenho no estado fluminense. Outro destaque do Estado foi um tradicional colégio da capital, o Cruzeiro, que ficou em 28º lugar.

Vestibular ou Enem: veja como será a seleção nas universidades do País

O Cruzeiro, que obteve a terceira melhor performance no Estado, teve como um dos alunos ilustres o bilionário empresário Eike Batista, apontado como o homem mais rico do País. Localizada no centro da cidade, a escola tem ensino em português e alemão.

Já o São Bento, situado junto a um monastério de monges beneditinos, tem 154 anos de existência e nunca aceitou a matrícula de meninas em seus quadros. Recentemente, os alunos viveram o drama da morte do colega J.P, 12 anos, que caiu de uma janela do 5º andar do colégio, no final de setembro. O inquérito da Polícia Civil concluiu que o estudante se jogou de uma altura de cerca de 15 m.

No quadro geral, o São Bento foi a 10ª instituição com as melhores notas, o que revela uma queda em relação ao resultado de 2010. Naquele ano, os alunos do São Bento tiveram, dentro do Enem, a melhor performance do Brasil.

Ainda no ranking carioca, surge como vice-líder uma escola situada no interior do Estado. Mais precisamente na região Serrana, local castigado por fortes chuvas em janeiro de 2011. O colégio São João Batista de Nova Friburgo teve a 18º melhor resultado no ranking nacional.

Dentre as escolas públicas, assim como em anos anteriores, o Instituto de Aplicação da Uerj Fernando Rodrigues da Silveira foi o de melhor desempenho entre as escolas do Rio, ficando em 15º no ranking geral do Estado. Na relação nacional, foi apenas a escola com a 60ª performance, mas a melhor entre os colégios estaduais do País.

A escola de pior desempenho no Rio de Janeiro é pública. Os alunos do Colégio Estadual João de Abreu Junior, na cidade de Cantagalo, cidade de 20 mil habitantes situada na região centro-sul do Estado, obtiveram a 9.975º melhor desempenho na classificação geral do Enem 2011.

Um pouco acima, na 9.957ª posição geral, veio o Ciep Brizolão 376 Cláudio Coutinho. A penúltima pior escola do Estado, segundo as notas do Enem 2011, fica em Belford Roxo, uma das cidades mais pobres da Baixada Fluminense.

O desempenho das escolas no Enem 2011 foi divulgado nesta quinta-feira pelo Ministério da Educação (MEC). Veja a relação completa site do MEC.

Ranking:
Veja onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas do Enem 2010
As falhas do Enem:
Em 2011, de novo, exame não passou no teste. Confira o que deu errado

Gleyce Farias, 17 anos, vai tentar entrar na faculdade de Medicina
Gleyce Farias, 17 anos, vai tentar entrar na faculdade de Medicina
Foto: Joyce Carvalho / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade