PUBLICIDADE

Enem: em Fortaleza, candidatos ainda desconfiam de segurança

3 nov 2012 - 12h47
(atualizado às 14h09)
Compartilhar
Omar Jacob
Direto de Fortaleza

Uma multidão de candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começou a se aglomerar nos portões da Universidade de Fortaleza ainda por volta das 10h (horário local). Uma fila gigante se estendeu por quase toda a extensão da fachada do local de prova, enquanto os seguranças da universidade tentavam orientar os candidatos.

Sabryna Esmeraldo cursa jornalismo e acompanhou o amigo Luan Rodrigues para dar força ao estudante
Sabryna Esmeraldo cursa jornalismo e acompanhou o amigo Luan Rodrigues para dar força ao estudante
Foto: Omar Jacob / Terra

Vestibular ou Enem: veja como será a seleção nas universidades do País

Simulado: teste seus conhecimentos e veja se está preparado para o Enem

As amigas Lanna Hanna de Oliveira, Patrícia Brito, Rafaela da Silva e Maria Clara foram as primeiras a chegar, as 9h30. "Foi a mãe da gente que disse: meninas vão logo que é mais seguro", brinca Lanna Hanna. Entre uma brincadeira e outra, elas se disseram ansiosas com o concurso: "É capaz de esse ano ter problema de novo, né? A gente espera que não, porque seria tempo perdido. Mas se tiver eu não fico surpresa", disse Patrícia.

Rafaela da Silva é a única do grupo que já está na faculdade. Ela cursa administração em uma instituição particular. "Eu quero ter uma boa nota pra tentar vaga numa universidade pública. Aí fica mais fácil", diz. Maria Clara tem 17 anos e vai fazer o Enem pela primeira vez. Ela quer cursar jornalismo e se disse ansiosa: "Claro que a gente fica né? Mas vai dar tudo certo."

O maranhense Raimundo Nonato de Sousa também vai tentar o Enem pela primeira vez, aos 25 anos. O sonho dele é estudar gastronomia. "É que eu só consegui me organizar pra fazer a prova agora. Agora é a minha vez", brinca. Enquanto os portões da universidade não se abriam a fila ganhava uma proporção ainda maior.

No final da linha de espera estavam Luan Rodrigues e Sabryna Esmeraldo. A jovem já estuda jornalismo, mas disse que veio dar força ao amigo. "Eu já passei por isso então estou aqui pra dar aquele apoio", afirma. Luan está mais otimista com o Enem. "Acho que eles têm aprendido na marra e agora o exame está tendo mais reconhecimento, inclusive internacional. Acho que está dando certo."

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 pelo governo federal com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica. A partir de 2009, o teste passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para ingresso no ensino superior.

Neste ano, as provas começaram a ser aplicadas neste sábado em todo o País. Neste primeiro dia, o candidato resolve questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No domingo, serão realizados os testes de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, e Redação, com duração de 5 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização. O Terra, em parceria com os professores do Sistema COC de Ensino, fará a correção comentada das provas nos dois dias.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo exame, recomenda que todos os candidatos compareçam ao local de realização das provas até as 12h (de Brasília). O participante só poderá levar o caderno de questões ao deixar em definitivo a sala nos últimos 30 minutos.

O gabarito do Enem tem divulgação prevista para 7 de novembro e os resultados, para 28 de dezembro.

vc repórter

Fez o Enem 2012? Envie fotos, vídeos ou texto contando como foi, se deu tudo certo ou se ocorreu algum problema.

Ranking:
Veja onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas do Enem 2010
As falhas do Enem:
Em 2011, de novo, exame não passou no teste. Confira o que deu errado

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade