PUBLICIDADE

Enem: em BH, estudantes acham 1º dia mais fácil que o esperado

3 nov 2012 - 16h54
(atualizado às 18h49)
Compartilhar
Ney Rubens
Direto de Belo Horizonte

A maioria dos estudantes que fizeram neste sábado o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Belo Horizonte achou que as 90 questões tiveram um nível médio de dificuldade: "Muitas questões tinham pegadinhas, principalmente as de química e física, que cobraram muito raciocínio", contou a estudante do 1º período de administração Luana Lúcia Borges, que faz o exame neste final de semana em uma faculdade da região oeste da capital mineira. "Hoje o meu desempenho não foi bom, vou tentar compensar amanhã na redação", diz. Ela concluiu a prova em duas horas e 10 minutos e foi umas primeiras a deixar a sala de aula.

A vendedora Ana dos Santos oferece a 'água da sorte' aos candidatos de Maceió (AL), que acalma os estudantes
A vendedora Ana dos Santos oferece a 'água da sorte' aos candidatos de Maceió (AL), que acalma os estudantes
Foto: Odilon Rios / Terra

Enem: questões fáceis têm peso menor na nota

Vestibular ou Enem: veja como será a seleção nas universidades do País

Simulado: teste seus conhecimentos e veja se está preparado para o Enem

Estudante de medicina veterinária na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), mas morador de BH, Luan Freitas disse que não encontrou muitas dificuldades para fazer a prova: "Amanhã acho que vai ser mais difícil, principalmente por conta da matemática e redação". Na saída do prédio, Freitas discutiu com uma funcionária da faculdade: "Eu estava sentado lá dentro, assim como outros, e ela pediu somente eu para sair. Fui expulso", diz. A segurança da faculdade informou que todos os estudantes são obrigados a deixar os locais de provas e os prédios assim que terminam as provas, por isso o candidato foi retirado.

Quem também achou as provas fáceis foram as estudantes Mariana Matos, que estuda o 2º ano do ensino médio e faz o Enem "para treinar", e Larissa Andrade, que está no 3º ano e que quer fazer uma boa pontuação para conseguir o Financiamento Estudantil (Fies). "Achei que seria pior devido ao que as pessoas falam, que as provas são cansativas, pesadas. Não achei nada disso, fui bem, acho. A única coisa que no meu caso aconteceu é que caíram questões de assuntos do 3º ano e que ainda não vi," conta Mariana. "Não tinha nada de muito difícil, estava até bem tranquilo," completa Larissa.

A xará Larissa Garcia concordou e disse que provavelmente teve um bom desempenho neste sábado: "Acho que sim, tenho que pensar positivamente. Não vi as dificuldades que as pessoas falam, que as provas têm muita pegadinha, provocam sono, cansaço". A estudante está no 3º ano do ensino médio e quer uma boa nota para tentar uma bolsa do Prouni ou do Fies.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 pelo governo federal com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica. A partir de 2009, o teste passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para ingresso no ensino superior.

Neste ano, as provas começaram a ser aplicadas neste sábado em todo o País. Neste primeiro dia, o candidato resolveu questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No domingo, serão realizados os testes de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, e Redação, com duração de 5 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização. O Terra, em parceria com os professores do Sistema COC de Ensino, fará a correção comentada das provas nos dois dias.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo exame, recomenda que todos os candidatos compareçam ao local de realização das provas até as 12h (de Brasília). O participante só poderá levar o caderno de questões ao deixar em definitivo a sala nos últimos 30 minutos.

O gabarito do Enem tem divulgação prevista para 7 de novembro e os resultados, para 28 de dezembro.

vc repórter

Fez o Enem 2012? Envie fotos, vídeos ou texto contando como foi, se deu tudo certo ou se ocorreu algum problema.

Ranking:
Veja onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas do Enem 2010
As falhas do Enem:
Em 2011, de novo, exame não passou no teste. Confira o que deu errado

Confira o que está sendo dito sobre o Enem no Twitter:


Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade