PUBLICIDADE

Enem: com medo da redação, estudantes de MG arriscam temas

4 nov 2012 - 12h47
(atualizado às 12h50)
Compartilhar
Ney Rubens
Direto de Belo Horizonte

Os estudantes que fazem o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do bairro Coração Eucarístico, região noroeste de Belo Horizonte (MG), neste domingo, afirmaram que a principal preocupação é com a redação, e ainda arriscaram palpites para o tema do texto.

Enem: confira a correção das provas de sábado

Enem ou vestibular: veja como será a seleção nas principais universidades do Brasil

"A gente não sabe qual o tema que vai cair. Pode ser Rio+20, aquecimento global, Primavera Árabe, e eu não estou preparado para todos", contou Emerson Luiz Oliveira, que faz o Enem para concluir o ensino médio. Ele disse que não foi bem na prova do sábado e que não estava otimista com o desempenho no segundo dia. "Hoje acho que vou mal de novo, estou nervoso", afirmou.

"Eu acho que estes temas ambientais são muito batidos, arrisco que cairá a Primavera Árabe. De qualquer forma, estou bem preparado, li bastante sobre os prováveis temas", afirmou Gabriel Ribeiro, estudante do ensino médio. "A redação é o meu maior medo também. Tanto que nem olhei qual a pontuação que fiz para não atrapalhar hoje. Não tive coragem", completou Aline Ceribeli.

O estudante Guilherme Araújo concordou: " O problema é justamente a surpresa do tema. Não da para estudar sobre tudo", disse. "Dependendo do tema vai ferrar todo mundo", previu André Felipe, que também está concluindo o ensino médio neste ano.

O sol forte neste domingo é um dos adversários dos estudantes. Por isso, os que chegaram mais cedo procuraram logo se esconder sob a sombra das árvores no campus da PUC. As amigas Alessandra Araújo e Géssica Fernandes Queiroz procuraram abrigo sob a sombra de um poste. As duas relataram que estavam muito cansadas "por causa das provas de sábado, que exigiram muito raciocínio, concentração", avaliou Alessandra.

"Hoje estou com medo da redação, confesso. Acho que o tema será sustentabilidade", previu. A colega concordou: "Apesar do cansaço, estou bem preparada, li sobre todos os possíveis temas da redação e acho que posso ir bem em matemática também", concluiu Géssica.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 pelo governo federal com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica. A partir de 2009, o teste passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para ingresso no ensino superior.

Os candidatos estavam temerosos com o tema da redação no último dia de Enem
Os candidatos estavam temerosos com o tema da redação no último dia de Enem
Foto: Ney Rubens / Terra

As provas deste ano começaram a ser aplicadas ontem em todo o País. No primeiro dia, o candidato resolveu questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Hoje serão realizados os testes de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, e Redação, com duração de 5 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização. O Terra, em parceria com os professores do Sistema COC de Ensino, fará a correção comentada das provas ao final do dia.

O participante só poderá levar o caderno de questões ao deixar em definitivo a sala nos últimos 30 minutos. O gabarito do Enem tem divulgação prevista para 7 de novembro e os resultados, para 28 de dezembro.

vc repórter

Fez o Enem 2012? Envie fotos, vídeos ou texto contando como foi, se deu tudo certo ou se ocorreu algum problema.

Ranking:
Veja onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas do Enem 2010
As falhas do Enem:
Em 2011, de novo, exame não passou no teste. Confira o que deu errado

Confira o que está sendo dito sobre o Enem no Twitter:


Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade