PUBLICIDADE

Enem: com 5,8 milhões de inscritos, começa edição 2012

3 nov 2012 - 13h13
(atualizado às 13h16)
Compartilhar

Começou às 13h (de Brasília) a edição 2012 o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Cerca de 5,8 milhões de estudantes se inscreveram para realizar as provas neste sábado e no domingo. em mais de 15 mil locais de prova em 1.615 municípios, a maioria no Nordeste. A logística para a aplicação da prova mobilizará 566 mil pessoas - 540 mil delas estarão envolvidas na aplicação dos exames. O consórcio responsável é formado pelas organizações de aplicação de provas CESPE e Cesgranrio.

Dienifer Manzoni, 17 anos, chegou acompanhada do pai Alexandre Correa Manzoni para a prova do Enem no colégio estadual Julio de Castilhos, em Porto Alegre (RS)
Dienifer Manzoni, 17 anos, chegou acompanhada do pai Alexandre Correa Manzoni para a prova do Enem no colégio estadual Julio de Castilhos, em Porto Alegre (RS)
Foto: Angela Chagas / Terra

Vestibular ou Enem: veja como será a seleção nas universidades do País

Simulado: teste seus conhecimentos e veja se está preparado para o Enem

O Enem foi criado em 1998 pelo governo federal com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica. A partir de 2009, o teste passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para ingresso no ensino superior. Hoje, ele é necessário para os candidatos ao Programa Universidade para Todos (Prouni), que distribui bolsas de estudo em universidades particulares.

No primeiro dia, o candidato resolverá as questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador para início das provas. No segundo dia, serão realizados os testes de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, e Redação, com duração de 5 horas e 30 minutos, igualmente contadas a partir da autorização.

O participante só poderá levar o caderno de questões ao deixar em definitivo a sala nos últimos 30 minutos. O gabarito tem divulgação prevista para 7 de novembro e os resultados, para 28 de dezembro. Participantes guardadores de sábado serão acomodados em salas e aguardarão até as 19h para iniciarem as provas no primeiro dia.

Custo e organização

O custo total do governo, descontando o valor das inscrições, para a aplicação do Enem é próximo a R$ 266 milhões, uma média de R$ 46 por candidato. "É um custo muito pequeno para a oportunidade que estamos dando ao brasileiro para acessar a universidade de forma democrática e republicana", avaliou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante na sexta-feira.

Desde a gráfica até a aplicação da prova, o Enem mobiliza Correios para distribuição das provas, Forças Armadas para armazenamento, Polícia Rodoviária Federal para escolta da distribuição nas quase 10 mil rotas de distribuição, e também as Secretarias de Segurança Pública locais. A aplicação do exame também envolve o Inmetro, gestão de risco e até as condições meteorológicas, realizadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Perfil dos candidatos

Do conjunto de quase 5,8 milhões de candidatos, os negros representam 54% dos inscritos. Esta edição do Enem é a primeira que reservará vagas com recorte econômico-social e étnico-racial. As mulheres também são maioria. Alunos com necessidade de atendimento especial somam 70 mil. São eles pessoas com deficiência, gestantes, lactantes, sabatistas, dentre outros.

Os não pagantes da inscrição, isto é, alunos com baixa renda comprovada e/ou estudantes de escola pública, representam 70% dos candidatos do Enem.

O recorte etário é predominante de candidatos com idade entre 21 e 30 anos, seguidos por alunos na faixa de 17 anos - recém-saídos do Ensino Médio. Mesmo assim, candidatos de faixas superiores de idade também deverão realizar o exame.

A divulgação dos gabaritos ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 7 de novembro, e os resultados serão divulgados no dia 28 de dezembro.

Ranking:
Veja onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas do Enem 2010
As falhas do Enem:
Em 2011, de novo, exame não passou no teste. Confira o que deu errado

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade