PUBLICIDADE

Enem: candidatos recebem cartão com local de prova errado no Rio

Enem: candidatos recebem cartão com local de prova errado no Rio

19 out 2011 - 08h42
(atualizado às 09h47)
Compartilhar

Cerca de 1.020 candidatos que irão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Unirio, no Rio de Janeiro, receberam o cartão de confirmação com o prédio da prova errado. O erro não foi detectado em outros estados e o Ministério da Educação não acredita que haja o mesmo problema fora do Rio. As provas serão aplicadas neste fim de semana.

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) é a única instituição pública que liderou um dos quatro grupos divididos pelo Inep no resultado por escola do Enem 2010
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) é a única instituição pública que liderou um dos quatro grupos divididos pelo Inep no resultado por escola do Enem 2010
Foto: Roger Pereira / Especial para Terra

Veja dicas para as provas do Enem

Teste-se: faça o Simulado do Enem

Enem 2010: veja onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pelo Enem, houve erro de digitação nos cartões dos candidatos. Os cartões indicavam o prédio da reitoria, quando deveriam indicam o prédio da Nutrição, que está ao lado da reitoria.

O problema foi detectado na sexta-feira. Na segunda-feira, todos os candidatos foram informados por telefone, por e-mail e por mensagem de texto no celular. O Inep afirma que todos os alunos afetados confirmaram ter recebido o aviso da mudança. O endereço correto das provas pode ser confirmado na internet O Inep também garante que providenciou uma faixa para colocar no local no dia da prova e que haverá fiscais para orientar os estudantes.

Recorde de inscritos

Mais de 5 milhões de candidatos deverão comparecer às 150 mil salas de prova para participar da maior edição do Enem desde a sua criação, em 1998. Cerca de 350 mil pessoas estarão envolvidas na aplicação da prova, incluindo fiscais de sala e outros profissionais de apoio.

No ano passado, erros de impressão em cadernos de prova e folhas de resposta tumultuaram o exame, que teve que ser reaplicado para um grupo de estudantes prejudicado. Em 2009, o furto de um exemplar da prova, nas dependências da gráfica contratada para imprimir o material, provocou o adiamento do certame.

A partir do resultado da prova do Enem, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de todo o País. A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é preciso ter cursado todo o ensino médio na rede pública.

A partir de 2012 a prova terá duas edições ao ano, uma no primeiro semestre e outra no segundo. A primeira edição do ano que vem já está confirmada para os dias 28 e 29 de abril. A data da segunda edição ainda não foi definida em função das eleições municipais, que ocorrerão em outubro, mês de aplicação do Enem 2011.

O Terra, com os professores do Sistema COC de Ensino, fará a correção online das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão aplicadas em 1.599 municípios brasileiros. A correção poderá ser acompanhada questão por questão pela internet.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade