PUBLICIDADE

Enem: candidatos de famílias humildes sonham com vagas em BH

3 nov 2012 - 13h03
(atualizado às 14h10)
Compartilhar
Ney Rubens
Direto de Belo Horizonte

A possibilidade de conseguir o ingresso em um curso superior nas concorridas universidades públicas anima pessoas simples que, antes da criação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), não imaginavam que poderiam concorrer com candidatos que estudam meses em cursinhos preparatórios.

Chegada dos estudantes é tranquila na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte
Chegada dos estudantes é tranquila na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte
Foto: Ney Rubens / Terra

Vestibular ou Enem: veja como será a seleção nas universidades do País

Simulado: teste seus conhecimentos e veja se está preparado para o Enem

Uma dessas pessoas é a confeiteira Imaculada Cecília Malaquias de Araújo, 48 anos, que quer trocar as longas jornadas de preparação de doces e salgados para festa pela profissão de assistente social. Imaculada estudou o ensino médio em uma escola de Ribeirão das Neves, um dos municípios mais pobres da região metropolitana de Belo Horizonte. Neste sábado ela começa em um dos prédios da UFMG, onde tenta entrar, a fazer as provas do Enem.

"É a terceira vez que faço, nas duas primeiras não consegui boa nota, mas não vou desistir. Estou confiante," contou, revelando que as maiores dificuldades nas provas anteriores foram em química e física. "Nas de português e redação é tranquilo, gosto muito de ler, agora nestas", sorriu, encabulada. "Como parei de estudar no 1º ano, porque casei e tive filhos, agora tenho dificuldades, mas quero muito conseguir," disse.

A vendedora Júnia Dias, moradora de Venda Nova, na região metropolitana de Belo Horizonte, faz o Enem neste sábado e domingo para concluir o Ensino Médio: "Fiz supletivo e agora quero uma boa nota para tentar algo bom depois. Estou nervosa, mas confiante," disse a candidata, que pediu para não ser fotografada por ser "tímida demais".

Poucos metros do local onde a reportagem conversava com alguns candidatos, a dona de casa Dorvina Marília Dias rezava, com a cabeça baixa. Ficou assim por cerca de 5 minutos. Ela contou que veio de Bocaiúva, no norte de Minas Gerais, para acompanhar o filho mais velho, Gustavo Dias Macedo, 19 anos, nas provas: "Estava rezando, pedindo a Deus que o abençoasse," contou. "Ele formou no 3º ano em 2010 e de lá para cá fez cursinhos. Estuda em média 12 horas por dia para tentar fazer engenharia civil aqui na UFMG. É um curso muito concorrido, nas outras vezes que fez o Enem, ele conseguiu 70% dos pontos, mas para passar precisa de mais de 90%", disse.

Outro filho de Dona Dorvina, Mateus Dias Macedo, 18 anos, também faz o Enem neste final de semana, só que na cidade natal, Bocaiúva: "Ele também quer entrar na UFMG, mas para fazer o curso de música. Só assim (com o Enem) para que as chances sejam boas, mas estou rezando muito por eles e sei que Deus vai abençoá-los," afirmou.

ProUni

Muitos estudantes que fazem o Enem neste final de semana tentam boa pontuação para conseguir bolsas de estudo oferecidas pelo governo federal, como o Prouni e o Fies. É o caso da estudante de Ciências Biológicas em uma faculdade particular de BH, Jéssica Mayara Ribeiro, moradora do bairro Trevo, na capital mineira.

Ela contou que paga R$ 270 pelo curso à distância, mas quer o Prouni: "Na primeira vez que fiz o Enem não consegui nota para fazer o curso que queria, biomedicina, nem para o Prouni. Agora vou tentar de novo para ver se consigo a bolsa integral," disse.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 pelo governo federal com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica. A partir de 2009, o teste passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para ingresso no ensino superior.

Neste ano, as provas começaram a ser aplicadas neste sábado em todo o País. Neste primeiro dia, o candidato resolve questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No domingo, serão realizados os testes de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, e Redação, com duração de 5 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização. O Terra, em parceria com os professores do Sistema COC de Ensino, fará a correção comentada das provas nos dois dias.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo exame, recomenda que todos os candidatos compareçam ao local de realização das provas até as 12h (de Brasília). O participante só poderá levar o caderno de questões ao deixar em definitivo a sala nos últimos 30 minutos.

O gabarito do Enem tem divulgação prevista para 7 de novembro e os resultados, para 28 de dezembro.

vc repórter

Fez o Enem 2012? Envie fotos, vídeos ou texto contando como foi, se deu tudo certo ou se ocorreu algum problema.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade