PUBLICIDADE

Enem: candidato vai ao "Baile do Shortinho" e perde prova no Rio

4 nov 2012 - 13h58
(atualizado às 17h36)
Compartilhar

Cirilo Junior
Direto do Rio de Janeiro

Estefânio Micael, 18 anos, trabalhou até as 7h e perdeu a prova
Estefânio Micael, 18 anos, trabalhou até as 7h e perdeu a prova
Foto: Mauro Pimentel / Terra

Deslocar-se de moto não foi suficiente para evitar que o promotor de eventos Estefânio Micael, 18, chegasse atrasado e perdesse o segundo dia de provas do Enem. Aspirante à faculdade de Ciências da Informática, ele encontrou os portões da PUC-Rio, na zona sul da cidade, fechados quando chegou às 13h03. Micael lamentou ter perdido o que considera o dia mais importante, com provas de português, matemática e redação, e disse que sua chance para ingressar em uma universidade pública ficará para o ano que vem.

Enem: confira a correção das provas de sábado

Enem ou vestibular: veja como será a seleção nas principais universidades do Brasil

"É uma grande lástima. Esse era o meu primeiro Enem. Pelas provas de ontem, eu não estava mal", afirmou, resignado, na entrada da PUC.

Micael alegou que tirou apenas um "cochilo", já que chegou em casa por volta das 7h. Morador da Favela do Vidigal, ele explicou que trabalha promovendo festas e, justamente ontem, teve de dar expediente em uma delas. Era o "Baile do Shortinho", lá mesmo no Vidigal. "Teve essa festa que foi até de manhã. Fui dormir às 7h. Não dormi, tirei um cochilo", observou.

O resultado foi que Micael acordou atrasado e saiu de casa apressadamente. Segundo ele, o percurso do Vidigal até a PUC, de moto, não durou mais do que 5 minutos para ser feito. Insuficientes, no entanto, para que conseguisse entrar e fazer a prova.

O candidato se deu mal no Enem, mas garante que, pelo menos, conseguiu um bom resultado com a festa promovida ontem. "A festa foi boa, rendeu bem", avaliou. Segundo ele, o "Baile do Shortinho" convida as mulheres a irem à festa com a vestimenta. Quem usa o short mais curto ganha bebidas e energético de graça.

O foco de Micael agora é tentar uma vaga nas Forças Armadas. Ele disse estar estudando para ingressar na Aeronáutica. Vai tentar entrar para se formar sargento especialista. Ainda assim, caso não seja aprovado, espera ingressar como soldado. "Não tenho tanta pressa. Espero estar no quartel e ter mais tempo para estudar. Ainda estou no 2º ano", contou.

Além de Micael, mais uma candidata chegou atrasada. Ela, no entanto, nem chegou a descer do táxi quando percebeu que estava atrasada. Abaixou-se dentro do veículo para fugir das câmeras dos jornalistas que fazem a cobertura do Enem.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 pelo governo federal com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica. A partir de 2009, o teste passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para ingresso no ensino superior.

As provas deste ano começaram a ser aplicadas ontem em todo o País. No primeiro dia, o candidato resolveu questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Hoje serão realizados os testes de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, e Redação, com duração de 5 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização. O Terra, em parceria com os professores do Sistema COC de Ensino, fará a correção comentada das provas ao final do dia.

O participante só poderá levar o caderno de questões ao deixar em definitivo a sala nos últimos 30 minutos. O gabarito do Enem tem divulgação prevista para 7 de novembro e os resultados, para 28 de dezembro.

vc repórter

Fez o Enem 2012? Envie fotos, vídeos ou texto contando como foi, se deu tudo certo ou se ocorreu algum problema.

Ranking:
Veja onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas do Enem 2010
As falhas do Enem:
Em 2011, de novo, exame não passou no teste. Confira o que deu errado

Confira o que está sendo dito sobre o Enem no Twitter:


Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade