Enem: atrasada, candidata chora e pede abraço de repórter no RS

Os candidatos que chegaram atrasados em Porto Alegre reclamaram da chuva e do trânsito complicado no começo da tarde deste sábado

26 out 2013
13h52
atualizado em 27/10/2013 às 01h02
  • separator
  • 0
  • comentários

Candidatos que chegaram atrasados para fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Faculdade Porto-Alegrense (Fapa), em Porto Alegre (RS), reclamaram das longas distâncias que precisaram percorrer, atravessando a cidade. A chuva e o trânsito foram as justificativas para o atraso, que deixou pelo menos 10 pessoas do lado de fora dos portões, fechados pontualmente às 13h.

Jovem chegou atrasada, chorou muito e ainda pediu o abraço de uma repórter
Jovem chegou atrasada, chorou muito e ainda pediu o abraço de uma repórter
Foto: Daniel Favero / Terra

"Eu cheguei aqui às 13h, entrei, mas no prédio eles fecharam a porta e não me deixaram entrar", disse Caroline Medina, 18 anos, em prantos, que pediu inclusive um abraço da repórter de uma rede de TV que a entrevistava. “Moro do outro lado da cidade, sai de casa há duas horas, fiz uma parte do caminho de ônibus, e o resto de carro”, dizia  jovem, quase que inconsolável. “Eu estava muito tranquila, dizia que ia gabaritar a prova”, emendeou, afirmando ainda que já fez até piada sobre as pessoas que chegam atrasadas e choram por isso.

A reclamação da distância foi quase unânime. “Vim da Cidade Baixa (na região central) e eles me colocam para fazer a prova aqui na zona norte”, reclamava uma senhora, que também ficou de fora. “Eu sou mais velha, pior é a situação dos mais jovens”.

“Estava tudo engarrafado, fiquei 10 minutos parado na Protásio Alves, foram esses 10 minutos que fizeram com que eu me atrasasse”, reclamava Gabriel Souza Lopes.

Quem dava de cara com o portão fechado parecia inconsolável, alguns demonstravam claramente a decepção por terem se dedicado por um ano aos estudos, sem conseguirem fazer a prova. No entanto, os portões estavam abertos desde as 10h da manhã na Fapa.

Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chega a sua 15ª edição em 2013 tendo se consolidado como um dos índices de avaliação da educação brasileira e também como principal meio de acesso às universidades públicas do Brasil. Atualmente, apenas duas das 10 principais instituições federais ainda não adotaram a prova para ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), situação que, seguindo a tendência atual, deve atingir 100% de adesão nos próximos anos.

Neste ano, foram mais de 7 milhões de inscritos que podem concorrer a cerca de 1,1 milhão de vagas em instituições públicas e privadas, por meio do Sisu, do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As provas ocorrem sábado e domingo e, nos dois dias, o Terra, em parceria com o Cursinho da Poli, vai corrigir as questões do exame.

No primeiro dia, a partir das 13h (horário de Brasília – consulte aqui o horário do Enem em seu Estado), serão aplicados os testes de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Os candidatos têm 4h30 para resolver as questões. Já no segundo dia, novamente a partir das 13h (de Brasília), serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação. Neste dia, em virtude do texto que precisa ser feito, há uma hora a mais no tempo total de resolução do teste.

O gabarito oficial do Enem 2013 será divulgado na página do Inep, órgão responsável pela realização do Exame, até o dia 30 de outubro. Até lá, você pode conferir no Terra o gabarito comentado pelos professores do Cursinho da Poli.

Vai participar do Enem? Envie para nós seus comentários, fotos e vídeos (mas nada de dentro da sala, claro!).

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/ranking-enem/iframe.htm" data-cke-139-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/ranking-enem/iframe.htm">veja o infográfico</a>

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/polemicas-do-enem/" href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/polemicas-do-enem/">Enem 15 anos: confira as polêmicas</a>
Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade