PUBLICIDADE

Enem: após erro, MPF quer ampla divulgação dos locais de prova

Após erro, MPF quer ampla divulgação dos locais de prova do Enem

19 out 2011 - 19h43
(atualizado às 19h45)
Compartilhar

O Ministério Público Federal (MPF) enviou nesta quarta-feira ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e à Fundação Cesgranrio recomendação para que informem, por meio de todos os meios de comunicação disponíveis (inclusive em seus sites), os eventuais erros no cartão de confirmação do local de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), juntamente com o endereço correto. As informações devem ser amplamente divulgadas até o dia da prova.

Veja polêmicas do Enem

Veja dicas para as provas do Enem

Enem 2010: veja onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas

Na notificação, a procuradora da República Márcia Morgado cobra ainda que, no dia do exame, sejam adotadas "medidas para orientar corretamente os alunos que tiveram o local de prova mudado, disponibilizando inclusive veículos para facilitar o acesso deles ao endereço correto".

A recomendação do MPF foi motivada após o Inep confirmar que pelo menos mil estudantes do Rio de Janeiro receberam o cartão de confirmação com o local de prova errado. Os candidatos foram alertados sobre a mudança para outro campus da Unirio, na mesma rua do anterior.

De acordo com o Inep, o problema foi causado por um erro de digitação nos cartões dos candidatos que fariam a prova na Unirio. Os cartões indicavam o prédio da reitoria, quando deveriam indicar o prédio da Nutrição, que está a menos de 200 m da reitoria. O problema foi detectado na sexta-feira. Na segunda-feira, todos os candidatos foram informados por telefone, por e-mail e por mensagem de texto no celular.

Segundo o site do Inep, o Enem, que terá as provas realizadas neste final de semana (dias 22 e 23), será monitorado em tempo real e, até o momento, foram realocados estudantes em dez dos 14 mil locais de prova.

Recorde de inscritos

Mais de 5 milhões de candidatos deverão comparecer às 150 mil salas de prova para participar da maior edição do Enem desde a sua criação, em 1998. Cerca de 350 mil pessoas estarão envolvidas na aplicação da prova, incluindo fiscais de sala e outros profissionais de apoio.

No ano passado, erros de impressão em cadernos de prova e folhas de resposta tumultuaram o exame, que teve que ser reaplicado para um grupo de estudantes prejudicado. Em 2009, o furto de um exemplar da prova, nas dependências da gráfica contratada para imprimir o material, provocou o adiamento do certame.

A partir do resultado da prova do Enem, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de todo o País. A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é preciso ter cursado todo o ensino médio na rede pública.

A partir de 2012 a prova terá duas edições ao ano, uma no primeiro semestre e outra no segundo. A primeira edição do ano que vem já está confirmada para os dias 28 e 29 de abril. A data da segunda edição ainda não foi definida em função das eleições municipais, que ocorrerão em outubro, mês de aplicação do Enem 2011.

Correção online

O Terra, com os professores do Sistema COC de Ensino, fará a correção online das provas do Enem, que serão aplicadas em 1.599 municípios brasileiros neste fim de semana. A correção poderá ser acompanhada questão por questão pela internet.

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) é a única instituição pública que liderou um dos quatro grupos divididos pelo Inep no resultado por escola do Enem 2010
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) é a única instituição pública que liderou um dos quatro grupos divididos pelo Inep no resultado por escola do Enem 2010
Foto: Roger Pereira / Especial para Terra
Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade