PUBLICIDADE

Enem: alunos de escola que vazou questões tiveram de evitar uniforme

25 out 2012 - 09h19
Compartilhar

Íkara Rodrigues
Direto de Fortaleza

Questão do caderno recebido por alunos do Christus que depois apareceu no Enem
Questão do caderno recebido por alunos do Christus que depois apareceu no Enem
Foto: Reprodução

Há um ano, a rotina dos alunos do Colégio Christus, de Fortaleza, foi abalada negativamente. Poucos dias após a realização do Exame Nacional do Ensino Médio, uma denúncia colocou a escola no centro de mais uma polêmica envolvendo o teste. Treze questões da prova aplicada no fim de semana anterior eram iguais a perguntas que os estudantes tinham em um caderno de estudos distribuído pela instituição semanas antes. Os danos repercutiram nas ruas da capital cearense.

Simulado: teste seus conhecimentos e veja se está preparado para o Enem

"O chato foi o que a gente sofreu depois que a notícia se espalhou. Eu, que ia a pé para o colégio, sofri com muitos comentários que as pessoas faziam na rua ao me verem vestida com a farda. Tenho amigos que não podiam vestir o uniforme porque pegavam ônibus e no percurso algumas pessoas faziam comentários maldosos", conta a estudante Letícia Parente, de 18 anos.

Apesar disso, para os alunos que prestaram o exame no ano passado o maior dano foi a decepção de ver um ano inteiro de estudos jogado fora. "Não tínhamos culpa de ter recebido o material. Fora isso, ainda teve a frustração de passar o ano todo estudando e, no final, dar tamanha confusão com o nosso colégio", destaca Letícia.

Diante do cenário que se desenhou, Letícia optou por cursar Arquitetura em uma faculdade particular. "Tinha como objetivo tentar a UFC (Universidade Federal do Ceará), mas acabei desistindo por conta dos problemas que as provas do Enem costumam dar", conta. O mesmo ocorreu com Laura Costa, também de 18 anos. "Ainda tentei uma vaga na UFC, mas acabei não passando. O fato de ter questões anuladas na minha prova (do Enem) pode ter me prejudicado no resultado final. Como não passei, resolvi me matricular em uma faculdade paga", fala a estudante de Direito.

Pivô da polêmica, colégio Christus descarta prejuízo para alunos

No Colégio Christus, pouco se fala sobre o assunto. Um ano depois do escândalo, a instituição ainda tenta evitar danos à imagem. Quando a pergunta é acerca do vazamento do Enem, a maioria dos profissionais prefere silenciar. Apenas o diretor da escola, David Rocha, se pronuncia. E é taxativo: não houve falha da entidade ou danos aos alunos. "A situação não trouxe prejuízo aos alunos, uma vez que o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) equalizou os números de questões deles com a pontuação máxima oferecida para cada prova, tendo sido mantidos os índices de aprovações de anos anteriores", defende.

Rocha diz ainda que a "escola conhece cada um de seus professores" e tem a certeza de que "eles realizam suas atividades seguindo um comportamento ético e com técnicas de ensino-aprendizagem que oferecem aos alunos a melhor preparação para os diversos processos seletivos aos quais esses venham a se submeter".

Sobre o afastamento do professor Jahilton José Mota, acusado de vazar as questões de um pré-teste de 2010, o diretor limita-se a dizer que "para a escola, e por que não dizer por todos aqueles que aceitam o preceito constitucional da inocência até que se prove o contrário, (o professor) é inocente e tem o direito de provar sua inocência".

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 pelo governo federal com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica. A partir de 2009, o teste passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para ingresso no ensino superior.

Neste ano, as provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro, sábado e domingo, em todo o País, a partir das 13h (pelo horário de Brasília). No primeiro dia, o candidato resolverá as questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador para início das provas. No segundo dia, serão realizados os testes de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, e Redação, com duração de 5 horas e 30 minutos, igualmente contadas a partir da autorização. O participante só poderá levar o caderno de questões ao deixar em definitivo a sala nos últimos 30 minutos. O gabarito tem divulgação prevista para 7 de novembro e os resultados, para 28 de dezembro.

Desde o dia 10 de outubro, os cartões de confirmação da inscrição contendo número de registro, data, hora e local de realização das provas, indicação de atendimento diferenciado e/ou específico, opção de língua estrangeira e solicitação de certificação (quando for o caso) estão sendo remetidos por via postal para o endereço informado pelo participante. As informações também estarão disponíveis no site http://sistemasenem2.inep.gov.br/. É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo exame, recomenda que todos os candidatos compareçam ao local de realização das provas até as 12h (de Brasília). Participantes guardadores de sábado serão acomodados em salas e aguardarão até as 19h para iniciarem as provas no primeiro dia.

Vestibular ou Enem:
Veja como será a seleção nas universidades do País
As falhas do Enem:
Em 2011, de novo, exame não passou no teste. Confira o que deu errado
Ranking:
Veja onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas do Enem 2010

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade