Enem: abstenção média deste ano registra queda em relação a 2010

23 out 2011
20h19
atualizado às 20h42
  • separator
  • comentários
Luciana Cobucci
Direto de Brasília

O índice de abstenção no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) atingiu a média de 26,4% nos dois dias de prova este ano, percentual menor que o obtido em 2010 (28%), segundo levantamento divulgado neste domingo pelo Ministério da Educação (MEC). O percentual de faltosos no domingo, no entanto, foi maior que no sábado, com 27,6% contra 25,2% de ontem. A edição 2011 do Enem teve recorde de inscritos, com 5,3 milhões em todo o País.

O Enem deste ano teve abstenção média de 26,4% , índice menor que 2010
O Enem deste ano teve abstenção média de 26,4% , índice menor que 2010
Foto: Inep / Reprodução

O Distrito Federal voltou a registrar o maior índice de abstenção entre todas as unidades da Federação. Hoje, 34,12% dos estudantes não compareceram aos locais de prova, contra 31,24% de sábado. A capital federal foi seguida por Amazonas (32,86%) e Roraima (32,43%).

Confira a correção online do 1º dia de prova do Enem
Veja como será a seleção nas principais universidades públicas
Da prova que vazou ao endereço errado, veja as falhas do Exame
Enem 2010: veja onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas

O Enem de 2011 foi encerrado às 18h30 deste domingo, sem ocorrências de incidentes. No segundo dia de aplicação de provas, os candidatos responderam questões sobre linguagens, códigos e suas tecnologias e de matemática e suas tecnologias. Fizeram também a prova de redação, que teve como tema "Viver em Rede no Século 21: os Limites entre o Público e o Privado".

No segundo e último dia de exame, três candidatos, em Salvador (BA), São José dos Pinhais (PR) e Parauapebas (PA), foram excluídos por postar mensagens durante a realização das provas. A eliminação dos candidatos está amparada no item 8.3 do edital do Enem. No sábado, outros oito participantes foram excluídos pelo mesmo motivo.

A partir de segunda-feira, as provas aplicadas neste fim de semana estarão disponíveis no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação responsável pela realização do Enem. Os gabaritos devem ser divulgados até quarta-feira, 26, no mesmo endereço eletrônico.

Correção online
O Terra, com os professores do Sistema COC de Ensino, faz a correção online das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão aplicadas em 1.599 municípios brasileiros. A correção pode ser acompanhada, questão por questão, pela internet.

Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade