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Enem 2013: Terra e Poli alteram gabarito; três questões são contestadas

Cursinho que fez a correção comentada das provas para o Terra mudou o gabarito de duas questões e discorda das respostas de outras cinco perguntas

1 nov 2013 - 15h45
(atualizado às 15h45)
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Professores do Cursinho da Poli contestaram nesta sexta-feira o gabarito oficial de três questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgado na terça. A correção comentada das provas, feita em parceria com o Terra no fim de semana, também foi alterada em duas respostas. Na questão 03 da prova de Ciências Humanas (correspondente ao caderno rosa), o gabarito estava errado e foi alterado para a resposta A, seguindo a correção oficial. Da mesma forma, para a questão 95 o cursinho alterou a resposta concordando com o gabarito oficial.

No entanto, na questão 75 da prova de Ciências da Natureza, o professor de química, Joel Pontin, contesta o gabarito oficial e sustenta que a alternativa correta é a letra E, e não a letra C, conforme consta no documento liberado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Na questão 92 da prova de Linguagens - Espanhol, que trouxe o poema "Cabra sola", o gabarito oficial indica como resposta correta a letra E, porém, os professores da área apontam como alternativa mais adequada a letra B. Já na questão 171, de Matemática, o cursinho considera as alternativas B e C como corretas.

O Cursinho da Poli informou ainda que avalia a possibilidade de entrar com representação oficial no Inep, pedindo a anulação de pelo menos uma das questões contestadas, a de número 171, de Matemática, por entender que apresenta duas respostas possíveis.

Em nota, o Inep informou que não existe possibilidade de alterar o gabarito oficial, "elaborado por especialistas das universidades federais com notório saber em cada área do conhecimento avaliada no exame". O órgão também disse que todas as questões e as respectivas respostas foram validadas por uma comissão pedagógica.

Veja os comentários dos professores do Cursinho da Poli sobre o gabarito de três questões do Enem 2013:

Questão 92 - Espanhol

Foto: Reprodução

"O poema Cabra sola pertence a poeta espanhola Gloria Fuertes. A poesia da autora caracteriza-se por um eu lírico que, em várias oportunidades, revela características autobiográficas. A autora apresenta em sua poesia o feminismo que ela defende; na visão que ela tem de si mesma e da sociedade (pensemos na sociedade espanhola do franquismo).

No poema, ela deixa nítida sua diferença em relação às outras pessoas, incorporando para o eu lírico as características da cabra.

Na questão específica relacionada à prova, o problema se dá pois, MALA LECHE é, de fato, uma expressão idiomática própria da Espanha e de alguns países da América Latina. O significado desta expressão é uma falta de bom humor, de sorte ou de lucidez.

O principal problema da questão está em que, na alternativa E, se coloca o verbo transformar. Transformar tem o sentido de 'v.t. Dar nova forma a: Circe transformou em porcos os companheiros de Ulisses. Converter, mudar: transformar a água em vinho. Transfigurar: a estada na montanha transformou-o (http://www.dicio.com.br/transformar/)'.

Desta forma, transformar implica sempre "de um estado inicial, chegar a um segundo estado diferente do primeiro. O que se expressa no poema não é transformação; pois há uma troca 'em vez de mala leche yo doy llanto'. Não há o sentido de transformação.

A alternativa B, 'consciência de sua diferença perante as outras', é a alternativa certa, conforme o cursinho acredita. Desta forma achamos correto retificar a alternativa proposta no gabarito."

Questão 171 - Matemática

Foto: Reprodução

"A questão permite duas respostas corretas. 

Ao considerar joias simétricas diferentes  – resultado: 18 possibilidades de joias

 As joias podem ser confeccionadas com 2 ou 3 cores. Considere C1, C2 e C3 cores distintas quaisquer.

Para joias com 2 cores:

Foto: Reprodução

Multiplicando-se pelo nº de cores possíveis, temos 2 × 3 = 6 joias distintas.

Para joias com 3 cores:

Foto: Reprodução

Multiplicando-se pelo número de cores possíveis, temos 4 × 3 = 12 joias distintas.

Portanto, temos 6 + 12 = 18 joias distintas.

Ao considerar joias simétricas iguais – resultado: 12 possibilidades de joias

Caso1:  Usando apenas duas pedras de cores diferentes em vértices opostos do losango, teremos seis possibilidades.

Caso 2: Usando todas as cores de pedras possíveis, sendo os vértices A e C de cores iguais e B e D de cores diferentes, temos três possibilidades no total, considerando que joias simétricas são iguais.

Caso 3: Usando todas as cores de pedras possíveis, sendo os vértices A e C de cores diferentes e B e D de cores iguais temos três possibilidades no total, considerando que joias simétricas são iguais.

Assim: 6+3+3=12 possibilidades de joias".

Questão 75 – Ciências da Natureza

Foto: Reprodução

"Considerando as informações que constam do enunciado, consideramos correta a letra E.

O modelo que explica o agravamento do efeito estufa se fundamenta principalmente no aumento das concentrações dos gases CO2 e CH4, presentes na atmosfera. As decomposições aeróbica (na presença de O2) e anaeróbica (ausência de O2) constituem mecanismo que podem incrementar tais concentrações.

Resíduos vegetais sobre o solo, lenta e progressivamente, são decompostos. Em se tratando de um sistema aberto, a tendência é que predomine a decomposição aeróbica, que resulta na emissão de CO2. Não há nenhum elemento no enunciado da questão que permite relacionar a presença daquela matéria orgânica com taxa de crescimento vegetal.

Durante a resolução, baseado no enunciado, nosso entendimento foi que a questão buscava estabelecer uma relação entre produção de CO2 e a decomposição aeróbica

Porque não pode ser a letra C: ela pressupõe  que o enriquecimento de Matéria Orgânica irá inexoravelmente incrementar o sequestro de carbono em função de um aumento na taxa de fotossíntese. Vale ressaltar que o texto não faz nenhuma referência a isso.

De fato há estudos relatados na literatura que relacionam essa prática com um sequestro de CO2 durante a fase de crescimento do vegetal. Em que pese o fato de que a presença de Matéria Orgânica ser importante, ela é apenas uma variável (importante) dentre outras que juntas vão explicar a fertilidade de um solo e por extensão o possível sequestro de carbono. Tão importante quanto ela é a acidez, a umidade, presença (ausência) de macro e micro nutrientes essenciais. Ressaltamos também que no enunciado da alternativa C não há referência ao tipo de matéria orgânica nem tampouco a essas outras variáveis.

Exemplificando: uma cobertura  vegetal sobre o solo típico da Caatinga tem efeito bem diferente do solo do Pampas. Essa prática não é garantia de que vai ser suficiente para estimular o crescimento da vegetação.

Outro aspecto que suscita dubiedade é que o aumento referido de matéria orgânica também irá resultar em emissão por decomposição aeróbica de CO2. Nesse caso, ainda que a presença de MO pudesse assegurar incremento na taxa de crescimento, seria necessário fazer um balanço específico do caso para saber qual o resultado".

Confira a correção do Enem feita pelo Terra em parceria com os professores do Cursinho da Poli.

Fonte: Terra
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