PUBLICIDADE

Enem 2013: Matemática e suas Tecnologias leitura e agilidade

26 set 2013 - 08h55
(atualizado às 09h37)
Compartilhar
Exibir comentários
O último mês de estudos antes da prova é a hora de uma grande retomada dos conteúdos
O último mês de estudos antes da prova é a hora de uma grande retomada dos conteúdos
Foto: Getty Images

Leitura e interpretação de texto são exigências só da prova de português e, para se dar bem em matemática, é preciso gostar de cálculos complicados. Verdade? No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), não é bem assim. A boa notícia é que, segundo professores, para os alunos que não têm tanta afinidade com a disciplina, a prova de Matemática e suas Tecnologias é mais fácil do que outros vestibulares. Questões que envolvem regra de três, porcentagem, análise de gráficos, cálculo de área e de volume e probabilidade são as que mais aparecem no exame e são facilmente relacionadas a situações do cotidiano.

A bagagem de matemática que o candidato precisa ter vem, em grande parte, do ensino fundamental, e pode ser necessária também nas questões de geografia, na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, e de física e química, em Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Na prova de matemática, ler com paciência e saber interpretar dados são exigências básicas. Por isso, preparar-se para esta prova em específico significa ter o hábito de ler e se informar sobre, por exemplo, as variações do dólar ou o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Segundo o professor Vitor Rosadas, do curso Progressão Autêntico, a pouco mais de um mês da prova, além de estar ligado na economia do País, é importante revisar conteúdos que caíram nos anos anteriores: cálculo de média, moda e mediana; progressões aritméticas e geométricas; áreas e volumes; e funções de primeiro e segundo grau.

A maior parte das questões da prova de matemática vem acompanhada de textos introdutórios extensos, gráficos ou tabelas, por isso é importante que o participante sublinhe os dados chave para resolver cada questão. O professor Nélio Kikuchi, do CPV Pré-Vestibular, ressalta que, mesmo que o enunciado seja grande e nem sempre forneça informações relevantes, é importante lê-lo para não excluir da conta algum dado importante. Outra dica é olhar para as opções de resposta antes de resolver a questão, pois às vezes o problema fica incompleto sem as alternativas ou já é possível, de antemão, excluir algumas delas.

Três minutos por questão

O curto tempo de prova - de 5h30 para os testes de Matemática e Suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação - costuma ser o principal adversário para os estudantes. Por isso, assim que receber a avaliação nas mãos, o candidato deve analisar quais questões acha mais fácil e começar por elas. O ideal é calcular três minutos para resolver cada uma. "Se o aluno demorar menos do que isso para resolver as questões que considera fáceis, vai sobrar mais tempo no final para as difíceis", observa Rosadas.

As contas trabalhosas, com os fantasmas chamados "vírgula" e "casas decimais", também costumam assustar no Enem. Para lidar com eles, o professor Edney Dantas de Oliveira, da escola Garriga de Menezes, sugere usar simplificações quando as opções de resposta estiverem arredondadas. Por exemplo: em cálculos com números decimais, em vez de usar 0,35, escrever 35 sobre 100. "Multiplicar o número inteiro é mais fácil do que o decimal. As contas tornam-se menos desgastantes", aconselha.

Enquanto não chega a prova, quem vai prestar a avaliação no dia 27 de outubro já pode treinar a contagem do tempo e as simplificações, realizando simulados com provas antigas. Aliás, a melhor forma de identificar as dificuldades para ainda correr atrás do que falta para prestar a prova é realizar as avaliações do Enem dos anos anteriores, de preferência sem calculadora.

Serviço

O Enem ocorre nos dias 26 e 27 de outubro, com início às 13h, horário de Brasília, em todas as Unidades da Federação, e é constituído de uma redação e quatro provas objetivas, contendo cada uma 45 questões de múltipla escolha. A prova de Matemática e suas Tecnologias do Enem é aplicada no segundo dia junto da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e da Redação, com duração de 5h30min.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/educacao/infograficos/enem-2013/" href="http://noticias.terra.com.br/educacao/infograficos/enem-2013/">Enem 2013</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade