PUBLICIDADE

Enem 2011: federal de Viçosa é única pública entre as 10 melhores

22 nov 2012 - 17h06
(atualizado às 17h07)
Compartilhar
Luciana Cobucci
Direto de Brasília

O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa é, pelo quarto ano consecutivo, a escola pública mais bem colocada entre as 10 melhores em notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pelo Ministério da Educação (MEC). A instituição, que também é a única entre os 20 primeiros, aparece em 8º lugar no ranking das 10 maiores notas obtidas pelos estudantes no Enem, com 704,2 pontos de média geral. O exame vale mil pontos.

Vestibular ou Enem: veja como será a seleção nas universidades do País

A federal de Viçosa ficou atrás de sete escolas particulares, sendo três de São Paulo, duas em Minas Gerais, uma no Ceará e outra no Piauí. A próxima escola pública é o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco, que aparece no 29º lugar. A instituição com melhor média no Enem foi o colégio Objetivo Integrado, que marcou 737,1 pontos de média.

De acordo com o diretor da escola de Viçosa, professor Hélio Paulo Pereira Filho, estar na lista das melhores instituições de ensino do País se deve a dois fatores: dedicação exclusiva dos professores e seleção para ingresso dos melhores alunos. "Para entrar no Colégio de Aplicação, o estudante precisa passar por um exame rigoroso. São em média 13 candidatos disputando cada vaga", afirma.

Segundo ele, esse "filtro" ajuda a formar um perfil de estudantes focados no aprendizado. Ele ainda disse que, ao contrário da maioria das escola públicas - nas quais os educadores precisam se desdobrar em jornadas em diferentes escolas - em Viçosa todos os professores trabalham apenas na escola. "Eles têm dedicação exclusiva, ficam o dia inteiro à disposição dos alunos", afirmou, embora critique a falta de concurso público para abrir novas vagas. "Temos falta de professores e cobramos há tempo do MEC concurso público", criticou.

O Colégio de Aplicação, criado há 47 anos, funciona junto à Universidade de Viçosa. Os mais de 400 alunos contam com laboratórios de química, física, biologia, informática, quadras de esportes, bibliotecas e auditórios.

Os resultados de todas as escolas no Enem 2011 podem ser consultados no site do MEC.

Enem 2011

Com cerca de 5,3 milhões de inscritos, o Enem de 2011 foi aplicado nos dias 22 e 23 de outubro daquele ano. A edição do exame foi marcada pelo vazamento de questões em uma escola particular de Fortaleza (CE), já que alunos tiveram acesso antecipado a perguntas da prova, utilizadas em um pré-teste aplicado pelo Inep no colégio. Apesar do vazamento, o exame não foi cancelado, apenas os estudantes da escola precisaram fazer uma nova prova.

Ranking:
Veja onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas do Enem 2010
As falhas do Enem:
Em 2011, de novo, exame não passou no teste. Confira o que deu errado

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade