PUBLICIDADE

Em Manaus, estudantes se atrasam para Enem e culpam ônibus

27 out 2013 - 13h56
(atualizado às 13h56)
Compartilhar
Exibir comentários
Os amigos Rafael e Thiago chegaram 30 segundos após o fechamento dos portões e perderam as provas de domingo do Enem 2013
Os amigos Rafael e Thiago chegaram 30 segundos após o fechamento dos portões e perderam as provas de domingo do Enem 2013
Foto: Márcio Azevedo / Especial para Terra

Se os candidatos Rafael Barbosa e Thiago Alves, ambos de 19 anos, tivessem corrido do ponto de ônibus onde desceram até a porta da Escola Estadual José Lindoso, na zona leste de Manaus, eles teriam conseguido entrar para fazer as provas do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Eles chegaram 30 segundos após o fechamento dos portões.

Os dois amigos ainda tentaram apelar para a fiscal que havia acabado de colocar o cadeado no portão. "Poxa, por favor, ainda não passou nem um minuto", apelou Barbosa. "Horário é horário", respondeu a fiscal ao candidato atrasado.

Triste, ele culpou o ônibus pelo atraso. "O ônibus ficou enrolando na rota aí acabei me atrasando", justificou o estudante, que tentaria uma vaga para Engenharia Mecânica. "Agora é ir pra casa e pegar uma bronca da mãe", concluiu.

O estudante Thiago Alves, que veio no mesmo ônibus que o amigo, reclamou do horário. "No meu relógio ainda são 10h57. Eles fecharam o portão adiantado e agora não querem abrir", reclamou. Contudo, ao ver que o relógio na porta da escola mostrava um horário pelo menos quatro minutos mais adiantado que o do seu relógio, percebeu que estava, de fato, atrasado. "Ontem deveria ter ajustado meu relógio com esse da escola, mas eu nem pensei nisso", lamentou.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chega a sua 15ª edição em 2013 tendo se consolidado como um dos índices de avaliação da educação brasileira e também como principal meio de acesso às universidades públicas do Brasil. Atualmente, apenas duas das 10 principais instituições federais ainda não adotaram a prova para ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – situação que, seguindo a tendência atual, deve atingir 100% de adesão nos próximos anos.

Neste ano, foram mais de 7 milhões de inscritos, que podem concorrer a cerca de 1,1 milhão de vagas em instituições públicas e privadas por meio do Sisu, do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As provas ocorrem sábado e domingo e, nos dois dias, o Terra, em parceria com o Cursinho da Poli, corrige as questões do exame.

Domingo, novamente a partir das 13h (de Brasília – consulte aqui o horário do Enem em seu Estado), serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas TecnologiasMatemática e suas Tecnologias e Redação. Nesse dia, em virtude do texto que precisa ser feito, há uma hora a mais no tempo total de resolução do teste. No sábado, primeiro dia de provas, foram aplicados os testes de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Os candidatos tiveram quatro horas e trinta para resolver as questões. 

O gabarito oficial do Enem 2013 será divulgado na página do Inep, órgão responsável pela realização do exame, até o dia 30 de outubro. Até lá, você pode conferir no Terra o gabarito comentado pelos professores do Cursinho da Poli. Veja também os comentários em vídeo dos professores do Colégio Ari de Sá sobre o primeiro dia de provas.

Está participando do Enem? Envie para nós seus comentários, fotos e vídeos (mas nada de dentro da sala, claro!).

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/ranking-enem/iframe.htm" data-cke-139-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/ranking-enem/iframe.htm">veja o infográfico</a>

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/polemicas-do-enem/" href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/polemicas-do-enem/">Enem 15 anos: confira as polêmicas</a>
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade