PUBLICIDADE

Em bate-papo com internautas, Dilma destaca segurança no Enem

Presidente evitou perguntas como a possível aplicação de duas edições da prova por ano

15 mai 2014 - 10h48
(atualizado às 16h27)
Compartilhar
Exibir comentários
A presidente Dilma Rousseff tira dúvidas sobre o Enem pelo Facebook
A presidente Dilma Rousseff tira dúvidas sobre o Enem pelo Facebook
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR / Divulgação

Em meio ao período de inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a presidente Dilma Rousseff aproveitou a conta do Palácio do Planalto no Facebook para manter contato direto com internautas e tirar dúvidas sobre a avaliação. Dilma evitou perguntas como a possível aplicação de duas edições do Enem por ano, mas reiterou que o exame é uma maneira inclusiva de ingresso ao ensino superior.

A previsão do governo é que 8,2 milhões de estudantes se inscrevam para as provas, que ocorrerão nos dias 8 e 9 de novembro. No ano passado, mais de 5 milhões de estudantes realizaram os testes – sendo que 7,2 milhões se inscreveram.

“O Enem é uma forma democrática de garantir a todos os brasileiros e brasileiras maiores oportunidades de acesso à universidade. Com o Enem, você pode participar de um processo seletivo em 115 instituições de uma só vez. O nosso objetivo é um processo de seleção que teste não só o conhecimento, mas também que avalie a capacidade analítica”, disse a presidente em resposta a um internauta.

Momentos de descontração

No contexto de igualdade de condições, Dilma disse que o governo melhorou o sistema de segurança das provas, evitando eventuais vazamentos. “A cada ano nós melhoramos o esquema de segurança relativo as provas do Enem”, afirmou a presidente. “Hoje, temos um amplo acordo com todas as secretarias de segurança dos Estados no País, ao mesmo tempo que as áreas de inteligência da Polícia Federal e das Forças Armadas dão amplo suporte a segurança do Enem. Por sua vez, a Polícia Rodoviária Federal e as Polícias Rodoviárias Estaduais prestam apoio principalmente no transporte das provas.”

É a terceira vez que a presidente usa uma ferramenta de bate-papo do Facebook para tirar dúvidas diretas com internautas. Em outras oportunidades ela falou sobre Marco Civil da internet e Pronatec.

A exemplo de outras vezes, as respostas foram intercaladas com momentos de descontração. A um internauta que pedia um beijo, a presidente respondeu como uma foto, enviando um beijo a ele. Em um momento curioso, um internauta perguntou “quem foi que colocou filho de pobre na universidade?” e deu como opções: ditadura, Collor, FHC ou Lula e Dilma. A presidente respondeu: “Essa pergunta de múltipla escolha é muito fácil!!!!!!”.

A presidente defendeu ainda a reserva de vagas para negros no sistema de cotas raciais. “As cotas raciais integram as ações afirmativas necessárias para que superemos as consequências de 300 anos de escravidão e do racismo dela decorrente”, disse. Dilma ainda respondeu dúvidas pontuais de internautas que queriam saber se estariam aptos a fazer o exame em diferentes contextos.

Como participar

Para participar do Enem 2014, os candidatos deverão fazer sua inscrição pelo site oficial do exame até o dia 23 de maio. Segundo a assessoria de imprensa do MEC, as inscrições serão encerradas às 23h59. 

Para confirmar a inscrição, o candidato deverá pagar a taxa de R$ 35 por meio de boleto bancário até o dia 28 de maio. A isenção da taxa vale para todos os estudantes de escola pública e para aqueles que comprovarem renda familiar inferior a R$ 1.086.

No dia 8, sábado, os candidatos farão as provas de ciências humanas e ciências da natureza entre as 13h e as 17h30 (no horário de Brasília). No dia 9, domingo, serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, matemática e redação. Neste dia, o Enem será aplicado entre as 13h e as 18h30 (também no horário de Brasília).

Uma das novidades dessa edição é que o edital foi traduzido em libras, a língua brasileira de surdos. O site do Enem terá uma versão do edital incorporado a um sistema de computação acessível para cegos, chamado Dosvox.

Por dentro das questões do Enem Por dentro das questões do Enem

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade