PUBLICIDADE

DF: candidatos culpam o transporte público por atraso no Enem

26 out 2013 - 14h11
(atualizado às 14h12)
Compartilhar
Exibir comentários
Clésio Araújo foi fazer a prova na companhia da mãe, Doralice, e chegou 20 minutos depois
Clésio Araújo foi fazer a prova na companhia da mãe, Doralice, e chegou 20 minutos depois
Foto: Gustavo Gantois / Terra

Os portões dos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Brasília foram abertos às 12h e grande parte dos candidatos chegou com antecedência para fazer os testes. Este é o primeiro Enem que substituirá o vestibular da Universidade de Brasília (UnB) e cerca de 114 mil candidatos na capital depositam no exame a esperança de conseguir uma vaga no ensino superior.

As amigas Bruna Jordão, 19 anos, e Bianca Nunes, 18 anos, estão na terceira tentativa no Enem e demonstram confiança dessa vez. As duas fazem o mesmo cursinho pré-vestibular e acreditam que o fato de o exame ter um caráter nacional pode ajudar a conseguir uma vaga no curso de medicina.

"Como tem gente do País inteiro e o nível de ensino não é o mesmo, isso acaba dando uma quebrada. Tem algumas coisas que são muito superficiais e isso favorece quem estuda para cursos mais difíceis. Mas a gente sempre fica com medo de uma pegadinha, então precisa ter muita atenção e calma", avalia Bruna, que chegou ao colégio Leonardo da Vinci, na Asa Norte, com duas horas de antecedência.

A estudante Carolina Cavalcanti, 16, não teve o mesmo planejamento. Moradora de São Sebastião, a 30 quilômetros do centro de Brasília, ela chegou à parada de ônibus às 11h, mas não contava com a alteração de horário do transporte público aos fins de semana. Acabou pegando um táxi, mas não chegou a tempo de encontrar os portões abertos.

A estudante Carolina Cavalcanti, 16 anos, não contava com a alteração do horário do transporte público no fim de semana e perdeu a prova
A estudante Carolina Cavalcanti, 16 anos, não contava com a alteração do horário do transporte público no fim de semana e perdeu a prova
Foto: Gustavo Gantois / Terra

"Era meu primeiro Enem e quero fazer medicina. Vai valer como experiência para me programar melhor para o ano que vem. Eu morava aqui na Asa Norte quando fiz a inscrição e acabaram me colocando aqui. Se o ônibus tivesse passado eu não teria me atrasado. Falta transporte nessa cidade e quem sofre somos nós", reclamou.

O ônibus também foi responsável pelo atraso de Clésio Araújo, 17 anos, morador do Gama, a 40 quilômetros de distância do centro da capital. O estudante do ensino médio chegou por volta das 13h20 ao local de prova acompanhado da mãe Doralice. "Teve gente que nem desceu do ônibus porque já sabia que tinha perdido a prova. Eu não podia deixar de correr aqui com meu filho, mesmo não tendo mais idade para isso", conta a dona de casa.

Clésio admite que não chegou a se preparar para esta edição do Enem como no ano passado. A ideia é fazer engenharia da computação, mas o sonho terá de ser adiado. "Ano que vem não marco errado meu local de prova e ainda durmo na frente do portão", brinca o estudante.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chega a sua 15ª edição em 2013 tendo se consolidado como um dos índices de avaliação da educação brasileira e também como principal meio de acesso às universidades públicas do Brasil. Atualmente, apenas duas das 10 principais instituições federais ainda não adotaram a prova para ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), situação que, seguindo a tendência atual, deve atingir 100% de adesão nos próximos anos.

Neste ano, foram mais de 7 milhões de inscritos que podem concorrer a cerca de 1,1 milhão de vagas em instituições públicas e privadas, por meio do Sisu, do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As provas ocorrem sábado e domingo e, nos dois dias, o Terra, em parceria com o Cursinho da Poli, vai corrigir as questões do exame.

No primeiro dia, a partir das 13h (horário de Brasília – consulte aqui o horário do Enem em seu Estado), serão aplicados os testes de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Os candidatos têm 4h30 para resolver as questões. Já no segundo dia, novamente a partir das 13h (de Brasília), serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação. Neste dia, em virtude do texto que precisa ser feito, há uma hora a mais no tempo total de resolução do teste.

O gabarito oficial do Enem 2013 será divulgado na página do Inep, órgão responsável pela realização do Exame, até o dia 30 de outubro. Até lá, você pode conferir no Terra o gabarito comentado pelos professores do Cursinho da Poli.

Vai participar do Enem? Envie para nós seus comentários, fotos e vídeos (mas nada de dentro da sala, claro!).

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/ranking-enem/iframe.htm" data-cke-139-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/ranking-enem/iframe.htm">veja o infográfico</a>

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/polemicas-do-enem/" href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/polemicas-do-enem/">Enem 15 anos: confira as polêmicas</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade