PUBLICIDADE

Conheça aplicativos que ajudam candidatos a estudar para o Enem

Dispositivos móveis podem ser aliados dos estudantes antes das provas

12 jun 2013 - 08h51
(atualizado às 08h51)
Compartilhar
Exibir comentários

"Sai do celular e vai estudar". Todo estudante já ouviu essa frase. Mas quem está se preparando para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem uma boa desculpa para manter o aparelho por perto. Aplicativos para tablets e smartphones ajudam a controlar o ritmo de estudo em cada matéria, listar tarefas que faltam e testar o conhecimento em jogos e simulados.

Enem ou vestibular: veja como é a seleção nas universidades federais

Os aplicativos não são garantia de bom desempenho na prova nacional nem substituem os métodos tradicionais de estudo, mas usá-los como uma ferramenta extra enquanto o estudante estiver em trânsito é uma forma de otimizar o tempo. "O ideal é estudar com concentração em um ambiente silencioso, fazendo exercícios em um momento que reproduza a hora da prova, mas os aplicativos servem como apoio para tranquilizar o aluno", sugere o professor de história e atualidades Adonis Miguel Junior, do cursinho pré-vestibular Progressão Autêntico.

Confira dicas de aplicativos gratuitos que podem dar uma força nos estudos para o Enem fora do quarto ou da biblioteca:

Organizando os estudos

Gerenciar o tempo é, mais do que nunca, uma atividade diária necessária para quem está se preparando para o vestibular ou Enem. Para isso, o aplicativo Aprovado cumpre bem sua função. Disponível para usuários do sistema Android e iOS, para tablets e smartphones, o app permite que o aluno registre suas horas de estudo, com o cronômetro ou manualmente, e analise, com ajuda de gráficos, o seu desempenho. Para isso, basta cadastrar as matérias e os conteúdos estudados. Assim, o usuário cria um histórico das atividades e de quanto tempo estudou, e consegue visualizar que matérias precisam de uma atenção a mais.

Outro app que também facilita a organização da carga horária é o Gabaritar, que faz uma busca pelos últimos editais de provas, entra elas o Enem, e mostra quais disciplinas estudar e quanto tempo dedicar para cada uma até a data da prova. O aplicativo, disponível somente para Android, também dá dicas de como melhorar o desempenho por meio da ferramenta Professor Gabarito, e mostra as principais notícias do dia na tela inicial, uma função útil para entrar em contato com temas de atualidade cobrados no Enem.

Entre as funções do inClass estão lista de atividades do dia, visualizador de horários semanais, lista de professores e criação de notas integradas com a câmera e o microfone. Mas o mais original está em sua função multimídia: ao tomar nota de conteúdos específicos, o estudante pode integrar foto, vídeo, áudio em uma mesma anotação. Disponível para iPad e iPhone, somente em inglês, a ferramenta faz backup automático, permite que o estudante importe documentos de outros aplicativos e compartilhe os conteúdos estudados no Facebook.

Testando os conhecimentos

A cada semana, um novo simulado com 10 questões de disciplinas diferentes é proposto pelo aplicativo EstudaVest, disponível para tablets e smartphones do sistema Android. Além de disponibilizar provas antigas do Enem e de vestibulares, que o estudante pode responder online, o app oferece notícias sobre atualidades e geopolítica, dicas de filmes e pequenas aulas em vídeo. O usuário pode acompanhar em gráficos seu desempenho nas questões e dividir suas dúvidas com outros estudantes em um fórum.

Enem 2013 Datas
Início das inscrições 13 de maio
Fim das inscrições 27 de maio
Pagamento da taxa de R$ 35 até 29 de maio
Primeiro dia de provas 26 de outubro, das 13h às 17h30
Segundo dia de provas 27 de outubro, das 13h às 18h30
Gabaritos Até o dia 30 de outubro

O Pense+ Enem oferece todas as provas na íntegra desde 2009 para serem resolvidas em modo offline pelo usuário, que pode gravá-las e acompanhar sua evolução. Já o Nota 10 - Simulados Enem permite que o usuário escolha o número de questões e o tempo para resolvê-las e divide as perguntas de acordo com as categorias estipuladas pelo Ministério da Educação para a prova: Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Linguagens. Ambos os apps estão disponíveis para Android.

Para usuários de iPhone e iPad, o app Descubra o Enem, além de contar com questões baseadas em provas do exame, oferece um sistema que simula a classificação de candidatos, onde é possível escolher o curso que deseja, o estado e comparar os resultados com os outros usuários do aplicativo. Desenvolvido pelo Guia do Estudante, outro app para o sistema iOS é Maratoon, um jogo em que o usuário escolhe qual avatar será e desafia seus amigos escolhendo uma matéria (Atualidades, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Português). Conforme acerta as respostas, vai avançando na corrida.

O AppProva também entra no time dos gratuitos com questões multidisciplinares baseadas em provas do Enem. Basta fazer o login com o seu usuário do Facebook. Já o Enem Free disponibiliza provas do exame desde 1998 e reúne mais de 1400 questões.

Infográfico: Ranking Enem

Veja quais são e onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade