PUBLICIDADE

Clima de tranquilidade marca 2º dia de prova do Enem em SC

Maioria dos estudantes chegou cedo à Universidade Federal de Santa Catarina

9 nov 2014 - 14h26
(atualizado às 18h31)
Compartilhar
Exibir comentários

<p>Candidatos não enfrentaram problemas no trânsito da capital e chegaram ao local de prova com tranquilidade</p>
Candidatos não enfrentaram problemas no trânsito da capital e chegaram ao local de prova com tranquilidade
Foto: Fabricio Escandiuzzi / Especial para Terra
O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi marcado por tranquilidade no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.

Os candidatos não enfrentaram maiores problemas no trânsito da capital, ao contrário do registrado no sábado, quando um grupo que utilizou o novo sistema de transporte coletivo acabou perdendo a prova.

A maioria dos candidatos antecipou a chegada aos locais de prova, o que minimizou o engarrafamento. A própria reportagem do Terra percorreu 20 quilômetros entre o sul da ilha de Santa Catarina e o campus da UFSC em pouco menos de trinta minutos. O mesmo percurso foi completado em 1h15 minutos no sábado.

O grande receio dos candidatos neste domingo é, mais uma vez, o tema da redação. Muitos apostavam em um tema político, como a troca de acusações entre os tucanos e petistas nas últimas eleições presidenciais ou mesmo a atuação dos black blocs em protestos. 

“O problema de ser um tema político é no meu ver que a nota pode ser politizada”, disse Leandro Preis Abranches, 20 anos. “Tenho muito medo deste tema de redação pois não sei quem estará do outro lado avaliando”.

A costureira Alícia Chagas, 48 anos, participa pela segunda vez do Enem pois tenta uma vaga em um curso de Direito. Segundo ela, o “tema do momento” seria a eleição presidencial. “Acho que podem perguntar dos protestos e dos black blocs”, disse. “A redação sempre põe medo, mas estou preparada. Acho que alguma coisa com relação a racismo no futebol pode ser perguntada também”.

No campus da UFSC apenas um aluno chegou atrasado em quase dez minutos após se perder dentro da universidade. Ele deixou o local irritado e não quis conversar com a imprensa.

Foto: Arte Terra

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade