PUBLICIDADE

CE: estudantes protestam pela anulação do Enem em todo País

28 out 2011 - 11h59
Compartilhar
Omar Jacob
Direto de Fortaleza

Alunos do colégio Christus, pais e estudantes de outras escolas e universidades de Fortaleza (CE) farão na tarde desta sexta-feira um protesto contra a decisão do Ministério da Educação (MEC) de cancelar o Enem apenas aos 639 estudantes da escola particular que tiveram acesso semanas antes a 14 questões do Exame Nacional do Ensino Médio. Batizado de "Enemganados", o protesto será realizado no início da tarde na Praça da Imprensa, área nobre da capital cearense.

Veja o caderno que teria questões iguais às do Enem

As polêmicas do Enem: da prova que vazou ao endereço errado

O movimento é organizado por meio das redes sociais e até esta manhã, cerca de 2 mil pessoas confirmaram presença. Os diretórios centrais (DCE) das Universidades Federal e Estadual do Ceará anunciaram que apoiam o movimento.

Foi nas redes sociais que surgiram as primeiras denúncias sobre o vazamento das 14 questões do Enem. Foi também por meio das ferramentas que usuários trocam ofensas que passam pelo preconceito contra nordestinos a ameças. A seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB)-CE) já anunciou que monitora a internet e que, comprovadas as identidades dos responsáveis pelos "atos criminosos", vai acionar a Justiça.

Na quinta-feira o Ministério da Educação (MEC) confirmou que as 14 questões que estavam em apostila distribuída a alunos do Colégio Christus, de Fortaleza, foram copiadas de dois dos 32 cadernos de pré-teste do Enem aplicado no ano passado na escola. Essas mesmas questões foram cobradas na prova do Enem ocorrida no último fim de semana. Por determinação do MEC, somente os 639 alunos do colégio terão de revazer a prova, em nova dada agendada para novembro.

MP cobra anulação do Enem

O Ministério Público Federal do Ceará (MPF-CE) entrou com uma ação na Justiça para anular a edição de 2011 do Enem. Outra opção apresentada pelo MP, caso não seja feita a suspensão do exame, é a anulação das questões iguais às da prova que os alunos da escola de Fortaleza tiveram acesso semanas antes ao certame.

De acordo com o MP, a ação "tendente a corrigir a violação ao princípio da isonomia no concurso do Enem 2011, de modo a assegurar a continuidade do certame com todos os candidatos em igualdade jurídica de condições na disputa". Sobre a possibilidade de se anular apenas as questões que vazaram, o procurador da República Oscar Costa Filho escreveu na ação que seria uma alternativa legítima, à medida que "os efeitos operar-se-ão uniformemente a todos os candidatos no âmbito nacional, restando implementada assim a igualdade almejada."

Segundo o procurador, é preciso levar em conta que outros estudantes podem ter acessado essas apostilas antes do Enem. "A rigor, não é passível a mensuração da quantidade de candidatos que tiveram acesso às referidas questões, quer pertencentes à instituição de ensino privadamencionada, quer pertencentes a quaisquer outras instituições", escreveu.

O MEC informou que vai recorrer, caso a ação seja aceita pela Justiça. Segundo a pasta, o procurador do ministério, Mauro Chaves Filho, e a Advocacia-Geral da União (AGU) vão reagir à ação "com a procuração de mais de 4 milhões de estudantes que não tiveram problema com a prova".

Momentos de desconcentração foram registrados após o término do Enem em São Paulo
Momentos de desconcentração foram registrados após o término do Enem em São Paulo
Foto: Aloisio Mauricio / Terra
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade