PUBLICIDADE

CE: colégio vai recorrer de decisão do MEC de anular provas de alunos

Colégio de Fortaleza vai recorrer de decisão do MEC de anular provas de alunos

27 out 2011 - 15h07
(atualizado às 15h10)
Compartilhar

Depois que o Ministério da Educação (MEC) resolveu cancelar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 639 alunos do Colégio Christus, de Fortaleza (CE), a escola informou que vai recorrer na Justiça da decisão classificada como "ilegal e abusiva". Uma apostila distribuída pela escola semanas antes da data do exame continha cerca de dez questões idênticas às que foram cobradas nas provas do último fim de semana. Os itens vazaram durante a fase de pré-testes do Enem, da qual participaram alunos da escola cearense em outubro do ano passado.

Momentos de desconcentração foram registrados após o término do Enem em São Paulo
Momentos de desconcentração foram registrados após o término do Enem em São Paulo
Foto: Aloisio Mauricio / Terra

Veja o gabarito divulgado pelo Inep

Confira a resolução completa das provas do Enem 2011

Veja como será a seleção nas principais universidades públicas

Da prova que vazou ao endereço errado, veja as falhas do Exame

Enem 2010: veja onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas

O MEC vai reaplicar as provas para os estudantes do Christus nos próximos dias 28 e 29 de novembro. O colégio defende que o mais correto seria a anulação das questões e que seus alunos não podem ser penalizados porque "não cometeram qualquer ilícito", informou em nota.

O pré-teste dos itens do Enem é feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para avaliar se as questões em análise são válidas e qual é o grau de dificuldade. Depois de aprovadas, elas são incluídas em um banco de itens utilizado para montar a prova. Os cadernos de questões do pré-teste devem ser devolvidos aos fiscais que fazem a aplicação e incinerados pelo Inep.

O colégio acrescenta que alunos de outras escolas podem ter tido acesso ao material produzido pelo Christus e por isso a melhor forma de resolver o problema seria a anulação das questões. "Como a identificação dos alunos que tomaram conhecimento prévio das questões é improvável, a lógica, o bom senso e a legalidade impõem, como solução, a anulação das questões coincidentes, como forma de restabelecer a isonomia", defendeu a escola em nota.

Provas Canceladas
O Ministério da Educação (MEC) confirmou na tarde dessa quarta-feira que anulou as provas do Exame Nacional do Ensino Médio dos 639 alunos do Colégio Christus, da capital cearense, que tiveram acesso a questões do exame por meio de uma apostila distribuída pela escola semanas antes da data do Enem. O ministério irá aplicar uma nova prova para esse grupo de estudantes nos dias 28 e 29 de novembro.

Enem 2011
No último sábado, 22 de outubro, os candidatos tiveram quatro horas e meia para responder 90 questões de Ciências Humanas e da Natureza. O segundo dia de provas foi composto de 90 questões de matemática e linguagens, além da redação. No domingo, o prazo para concluir a prova foi de cinco horas e meia.

A partir do resultado da prova do Enem, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de todo o País. A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é preciso ter cursado todo o Ensino Médio na rede pública.

Em 2012 a prova terá duas edições, uma no primeiro semestre e outra no segundo. A primeira edição do ano que vem já está confirmada para os dias 28 e 29 de abril. A data da segunda edição ainda não foi definida em função das eleições municipais, que ocorrerão em outubro, mês de aplicação do Enem 2011.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade