PUBLICIDADE

Catarinenses reclamam de "enunciados exagerados" do Enem

5 dez 2009 - 19h09
(atualizado às 19h14)
Compartilhar
Fabrício Escandiuzzi
Direto de Florianópolis

Alunos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste sábado em Florianópolis (SC) elegeram os enunciados das questões como o maior "problema" da prova. As 90 questões foram divididas nas áreas de biologia e ciências humanas.

Para os estudantes, as questões não eram o mais complicado da prova, e sim os "grandes enunciados"
Para os estudantes, as questões não eram o mais complicado da prova, e sim os "grandes enunciados"
Foto: Fabricio Escandiuzzi / Especial para Terra

As questões não seriam das mais complicadas, segundo os estudantes, mas os enunciados seriam muito "grandes". "O que complicou foi o tamanho das perguntas. Embaralhava tudo e quando chegava no final tinha que ler tudo outra vez", disse Cristhina Boni Lavratti, que tentará uma vaga no curso de Biologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). "A prova é cansativa porque as questões foram elaboradas numa linguagem muito complicada. Poderia ser mais simples".

Na opinião do estudante Diego Martinho de Castro, 17 anos, os enunciados chegaram a ocupar quase metade das páginas da prova. Ele criticou também o barulho de música em um bar localizado ao lado do Instituto Estadual de Educação (IEE), onde 2,5 mil estudantes prestaram o exame. "Foi absurdo. Deveriam ter chamado a polícia porque tivemos que fazer a prova ouvindo reggae e funk", afirmou. "De uma maneira geral, até que a prova foi tranquila. Mas foi muito cansativa porque os enunciados foram enormes. Meia página para se fazer uma pergunta acho muito exagerado".

Castro ainda disse que muitas cadeiras estariam "vazias" durante a prova. Segundo ele, o adiamento do Enem após o vazamento da prova acabou desanimando os estudantes. "Só fiz porque a escola fez minha inscrição. Sinto que depois do escândalo, os estudantes já não têm a mesma convicção no Enem", afirmou.

O vigilante César Gomes Queiroz, 46 anos, fez coro à reclamação dos demais estudantes. Ele parou de estudar há vários anos e prestou o exame para tentar uma vaga no curso de Direito da UFSC. "Não achei a prova tão complicada. Tive mais dificuldade em descobrir o que era a pergunta", disse. "Era muito texto e pouco tempo para a prova. Tinha que ler com muita atenção para entender o que eles queriam perguntar".

Em Florianópolis, cerca de doze mil alunos realizaram o exame em 13 locais espalhados por vários bairros. O maior problema aconteceu na região norte da cidade, onde obras de recapeamento da rodovia SC 401, principal acesso às praias de Canasvieiras e Jurerê, causaram engarrafamentos de 3 km. Pelo menos 100 estudantes chegaram atrasados e não puderam participar das provas.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade