PUBLICIDADE

Candidatos se molham para fazer Enem após alagamento na BA

Com alagamentos na BA, candidatos se molham para fazer Enem

23 out 2011 - 17h58
Compartilhar

Mesmo com a trégua da chuva, candidatos encontraram dificuldade para chegar no Colégio Estadual José Augusto Tourinho Dantas, no Parque São Cristóvão, neste domingo, para realizar o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Hoje não foi necessário a ponte de cadeiras para chegar a escola, como aconteceu neste sábado. Porém, os candidatos tiveram que molhar os pés por conta do alagamento provocado pela cheia do rio Ipitanga. Os fiscais do Enem encontraram o nível de água mais elevado, na altura do joelho.

No sábado, em função do alagamento, candidatos precisaram improvisar uma ponte de cadeiras para acessar o prédio
No sábado, em função do alagamento, candidatos precisaram improvisar uma ponte de cadeiras para acessar o prédio
Foto: Futura Press

Confira a correção online do 1º dia de prova do Enem

Veja como será a seleção nas principais universidades públicas

Da prova que vazou ao endereço errado, veja as falhas do Exame

Enem 2010: veja onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas

Seis pessoas chegaram atrasadas e não conseguiram realizar a prova. Foi o que aconteceu com Isabel Mendes, 25 anos, que reclamou do transporte público. Ela aguardou 45min para pegar o ônibus em Itapuã. "Na mídia saiu que a frota seria a mesma de dia de semana, então não me preocupei. Mas o ônibus não chegou na hora e me atrasei", conta a jovem que chegou logo após o portão ser fechado.

Os irmãos Gilvan e Ivan Floriano dos Santos também reclamaram do transporte público. Eles aguardaram uma hora para pegar o ônibus para sair de Tancredo Neves para Ondina. Com a demora, os dois só chegaram no campus da Universidade Federal da Bahia (Ufba) dois minutos após o fechamento dos portões. "Poxa, por dois minutos", lamentou Gilvan.

Para não chegar atrasada a estudante Isadora Santos Sampaio, 20 anos, chegou às 11h, uma hora antes da abertura dos portões, no pavilhão da Ufba em Ondina. "Fiquei com medo de ter engarrafamento, mas foi tudo tranquilo", conta.

O trânsito nas imediações do campus da Ufba em Ondina chegou a ser interditado neste domingo, por conta da 28ª edição da Corrida Rústica da Asa, mas foi liberado às 11h sem interferir na aplicação da prova do Enem.

Os candidatos que fazem o exame no Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes, Canela, também não enfrentaram transtornos para chegar ao local. Na escola, onde muitos candidatos são portadores de deficiências, a dificuldade é a estrutura. O cadeirante Filipe Simões, 17 anos, que realiza a prova como treino este ano, reclamou da mesa onde fez o exame ontem. De acordo com ele, o móvel não era adequado.

Já a também cadeirante, Juliana Santos, 18 anos, disse que não encontrou problema. "A mesa era adaptada e fiz prova no térreo, mas alguns estudantes canhotos não tiveram cadeiras apropriadas", conta.

Recorde de inscritos

Mais de 5 milhões de candidatos se inscreveram para participar da maior edição do Enem desde a sua criação, em 1998. No sábado, primeiro dia do exame, os candidatos responderam a questões de Ciências Humanas e da Natureza. O Ministério da Educação (MEC) que o primeiro dia de provas 011 registrou uma abstenção nacional média de 25,29%. Neste domingo, as provas são de Matemática e Língua Portuguesa, além da redação.

A partir do resultado da prova do Enem, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de todo o País. A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é preciso ter cursado todo o Ensino Médio na rede pública.

Em 2012 a prova terá duas edições, uma no primeiro semestre e outra no segundo. A primeira edição do ano que vem já está confirmada para os dias 28 e 29 de abril. A data da segunda edição ainda não foi definida em função das eleições municipais, que ocorrerão em outubro, mês de aplicação do Enem 2011.

Correção online

O Terra, com os professores do Sistema COC de Ensino, fará a correção online das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão aplicadas em 1.599 municípios brasileiros. A correção poderá ser acompanhada, questão por questão, pela internet.

Fonte: Agência A Tarde
Compartilhar
Publicidade