PUBLICIDADE

Candidatos se atrasam e perdem Enem em Curitiba

26 out 2013 - 13h43
(atualizado às 14h19)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Na PUCPR, em apenas um bloco do campus, seis inscritos passaram por esta situação. A emoção toma conta de alguns, que não se conformam de não estar dentro da sala para fazer o exame</p>
Na PUCPR, em apenas um bloco do campus, seis inscritos passaram por esta situação. A emoção toma conta de alguns, que não se conformam de não estar dentro da sala para fazer o exame
Foto: Roger Pereira / Especial para Terra

Perder o horário e encontrar os portões dos locais de prova do Enem fechados pode representar um baque depois de tanta preparação. Na PUCPR, em Curitiba, em apenas um bloco do campus seis inscritos passaram por esta situação. A emoção tomou conta de alguns, que não se conformaram por não estarem dentro da sala para fazer o exame.

Uma das atrasadas foi Jaine da Silva, 18 anos, que faria o Enem pela segunda vez. "Perdi um ônibus e tudo estava muito movimentado", conta a jovem, emocionada em ter perdido a oportunidade.

Inara Mariana, de 17 anos, também chegou segundos depois do fechamento do portão. "Esperei para vir com os amigos e o ônibus demorou a chegar", justifica.

Diego Ferreira, de 20 anos, saiu de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, para fazer a prova em Curitiba. Viajou hoje mesmo, chegou à rodoviária e pegou um ônibus do transporte coletivo para chegar ao local de prova. Ele também encontrou os portões fechados. "Agora não tem como fazer a prova mais. Queria tentar depois Educação Física", comenta.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chega a sua 15ª edição em 2013 tendo se consolidado como um dos índices de avaliação da educação brasileira e também como principal meio de acesso às universidades públicas do Brasil. Atualmente, apenas duas das 10 principais instituições federais ainda não adotaram a prova para ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), situação que, seguindo a tendência atual, deve atingir 100% de adesão nos próximos anos.

Neste ano, foram mais de 7 milhões de inscritos que podem concorrer a cerca de 1,1 milhão de vagas em instituições públicas e privadas, por meio do Sisu, do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As provas ocorrem sábado e domingo e, nos dois dias, o Terra, em parceria com o Cursinho da Poli, vai corrigir as questões do exame.

No primeiro dia, a partir das 13h (horário de Brasília – consulte aqui o horário do Enem em seu Estado), serão aplicados os testes de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Os candidatos têm 4h30 para resolver as questões. Já no segundo dia, novamente a partir das 13h (de Brasília), serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação. Neste dia, em virtude do texto que precisa ser feito, há uma hora a mais no tempo total de resolução do teste.

O gabarito oficial do Enem 2013 será divulgado na página do Inep, órgão responsável pela realização do Exame, até o dia 30 de outubro. Até lá, você pode conferir no Terra o gabarito comentado pelos professores do Cursinho da Poli.

Vai participar do Enem? Envie para nós seus comentários, fotos e vídeos (mas nada de dentro da sala, claro!).

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/ranking-enem/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; data-cke-139-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/ranking-enem/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/polemicas-do-enem/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/polemicas-do-enem/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;Enem 15 anos: confira as pol&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;ecirc;micas&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade