PUBLICIDADE

Candidatos publicam fotos da prova e do cartão-resposta do Enem na web

26 out 2013 - 14h19
(atualizado às 15h21)
Compartilhar
Exibir comentários

Candidatos que participam do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste sábado publicaram fotos das provas e até do cartão de respostas nas redes sociais – atitude que, como alertou o Ministério da Educação (MEC), deve resultar na eliminação do estudante. Na última sexta-feira, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou que o governo vai monitorar as redes sociais para identificar e excluir candidatos que usarem o celular dentro das salas de prova.

Guia do Enem: saiba tudo sobre o exame nacional

Uma breve consulta ao Instagram e ao Twitter, por exemplo, basta para encontrar  fotos de diferentes cadernos da prova, separados por cores, e também do cartão-resposta. Na edição do ano passado, 65 candidatos foram punidos após publicarem fotos do cartão de respostas e da sala de provas em redes como Facebook, Twitter e Instagram. Em uma das fotos que circulam na internet, o MEC parece responder diretamente a um dos candidatos que teria publicado imagens da prova.

"Comunicado importante: Estamos de olho em todas as redes sociais e qualquer participante da prova que estiver postando fotos do gabarito e quaisquer informações sobre a prova serão eliminados em tempo real no local de realização da prova. Infelizmente você será eliminado do ENEM 2013, Renan", teria escrito o Ministério da Educação, conforme a imagem.

No entanto, a assessoria de comunicação do MEC negou que esteja respondendo aos candidatos que divulgam detalhes do exame. Pelas redes sociais, circulam ainda fotos vazadas da prova no ano passado, o que pode causar confusão. Muitos internautas estão denunciando essas imagens ao ministério. A utilização de qualquer aparelho eletrônico é proibida dentro dos locais de prova, e a punição para quem for identificado é a eliminação e a consequente anulação de seu teste.

Inep investiga

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que está investigando para identificar os candidatos que postaram fotos do Enem em redes sociais, minutos antes do início da prova. 

O Inep lamentou o ocorrido e disse que ainda não tem um levantamento do número de candidatos e onde eles faziam a prova. A autarquia esclarece que será analisado caso a caso.

Um dos usuários da rede social Instagram postou a foto do cartão de resposta com a legenda: "#partiu #enem". Abaixo, outro usuário comentou: "Eliminado #enem". Outro usuário publicou uma foto semelhante com a legenda: "#enem" e recebeu o comentário: "Esquenta não, ano que vem tem de novo".

Ontem, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, reforçou o alerta sobre uso de aparelhos eletrônicos na prova, o que é proibido. "No ano passado, identificamos usuários em questão de minutos". Em 2012, 65 candidatos foram eliminados por postarem imagens de fotos da prova e mensagens com conteúdo do exame.

A intenção, explica o ministro, é garantir que os candidatos façam a prova em condições iguais, que não haja vazamento de questões ou de respostas.

Além do celular, não é permitido uso de lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações e dispositivos eletrônicos.

Com informações da Agência Brasil.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chega a sua 15ª edição em 2013 tendo se consolidado como um dos índices de avaliação da educação brasileira e também como principal meio de acesso às universidades públicas do Brasil. Atualmente, apenas duas das 10 principais instituições federais ainda não adotaram a prova para ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), situação que, seguindo a tendência atual, deve atingir 100% de adesão nos próximos anos.

Neste ano, foram mais de 7 milhões de inscritos que podem concorrer a cerca de 1,1 milhão de vagas em instituições públicas e privadas, por meio do Sisu, do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As provas ocorrem sábado e domingo e, nos dois dias, o Terra, em parceria com o Cursinho da Poli, vai corrigir as questões do exame.

No primeiro dia, a partir das 13h (horário de Brasília – consulte aqui o horário do Enem em seu Estado), serão aplicados os testes de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Os candidatos têm 4h30 para resolver as questões. Já no segundo dia, novamente a partir das 13h (de Brasília), serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação. Neste dia, em virtude do texto que precisa ser feito, há uma hora a mais no tempo total de resolução do teste.

O gabarito oficial do Enem 2013 será divulgado na página do Inep, órgão responsável pela realização do Exame, até o dia 30 de outubro. Até lá, você pode conferir no Terra o gabarito comentado pelos professores do Cursinho da Poli.

Vai participar do Enem? Envie para nós seus comentários, fotos e vídeos (mas nada de dentro da sala, claro!).

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/ranking-enem/iframe.htm" data-cke-139-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/ranking-enem/iframe.htm">veja o infográfico</a>

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade