PUBLICIDADE

Boato de vazamento de tema da redação inquieta alunos em Curitiba

23 out 2011 - 13h53
(atualizado em 24/10/2011 às 17h59)
Compartilhar
Roger Pereira
Direto de Curitiba

O boato de um suposto vazamento do tema da redação agitou as horas que antecederam o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Curitiba. Vários candidatos chegaram ao campus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná com a informação de que o tema teria relação com o povo indígena e a Justiça brasileira, boato que teria se espalhado sábado, pelas redes sociais, e que já foi desmentido pelo Ministério da Educação (MEC).

Confira a correção online do 1º dia de prova do Enem
Veja como será a seleção nas principais universidades públicas

Da prova que vazou ao endereço errado, veja as falhas do Exame

Enem 2010: veja onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas

"Tudo bem que o MEC desmentiu, mas não custa nada dar uma pesquisada sobre o tema", disse Lucas Licheski, 17, que contou ter passado a manhã deste domingo, lendo sobre o assunto. "Fiquei sabendo agora que o tema pode ser esse. Sei muito pouco sobre o assunto. Tomara que seja só boato mesmo", disse Giovana Motter Rodrigues, 17. "Estou preparada para escrever sobre lixo, Copa do Mundo, mulher, conflitos no mundo árabe, bulling, mas sobre índio, vou ter que enrolar", comentou.

Mas sua principal preocupação é com a prova de Matemática. "Ontem, em Física e Química, foi cobrado mais raciocínio que cálculo. Mas hoje não tem jeito, vamos ter que calcular, e essa é minha maior dificuldade", reconheceu a estudante que quer utilizar a nota do Enem para ingressar no curso de Relações Internacionais da Unicuritiba, que aceita a nota do Exame como 20% de seu vestibular.

A prova de Matemática é a que mais preocupa os candidatos curitibanos neste segundo dia. As amigas Marcely Moreira Natal, 17, e Carolina Vitória de Souza Costa, 17, aproveitaram os minutos antes de entrar na sala de provas para revisar as fórmulas. "Estamos tentando gravar as fórmulas. Uma última revisada para saber se estamos com todas elas na cabeça", disse Carolina.

"Fui bem ontem, mas hoje acho que será mais difícil. Matemática pode complicar¿ comentou Marcely, que reclamou do fato de a nota do Enem só ter peso de 10% no vestibular da Universidade Federal do Paraná, onde pretende estudar ano que vem. "Tudo bem que a UFPR quer fazer a seleção dela, com a prova dela, concordo. Mas o peso de Enem poderia ser maior, uns 20%, pelo menos, para valer nosso esforço nesses dois dias".

Para Daniel Gaspar, além da prova de Matemática a da redação, o tempo era o que mais preocupava. Sócio do Clube Atlético Paranaense, o estudante foi fazer a prova preparado para ir ao jogo de seu time, às 16h, contra o Ceará. "Não sei se vai dar tempo, não vou me apressar por causa do jogo, mas vou para a baixada mesmo que seja para o segundo tempo".

Atrasados

Mais uma vez, foram registrados atrasos na chegada ao campus da PUC. Trinta e três pessoas perderam a prova na PUC por não chegar antes das 13h no local. Maria Regina dos Santos, 44, Joelma Ferreira de Lara, 37 e Karolina Nicola, 19 atribuíram o atraso ao ônibus. "O horário do Interbairros V, no terminal Vila Oficinas, é 12h20 e leva uns 15 minutos até aqui. Cheguei lá 12h15 e o ônibus só passou às 12h45. Cheguei segundos atrasada", disse Karolina. "Nós percebemos que o ônibus estava demorando muito e pegamos um táxi. Mesmo assim, não deu", disse Maria Regina.

Recorde de inscritos

Mais de 5 milhões de candidatos se inscreveram para participar da maior edição do Enem desde a sua criação, em 1998. No sábado, primeiro dia do exame, os candidatos responderam a questões de Ciências Humanas e da Natureza. De acordo com o MEC, o primeiro dia registrou uma abstenção nacional média de 25,29%. Neste domingo, as provas são de Matemática e Língua Portuguesa, além da redação.

A partir do resultado da prova do Enem, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de todo o País. A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é preciso ter cursado todo o Ensino Médio na rede pública.

Em 2012 a prova terá duas edições, uma no primeiro semestre e outra no segundo. A primeira edição do ano que vem já está confirmada para os dias 28 e 29 de abril. A data da segunda edição ainda não foi definida em função das eleições municipais, que ocorrerão em outubro, mês de aplicação do Enem 2011.

Correção online

O Terra, com os professores do Sistema COC de Ensino, fará a correção online das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão aplicadas em 1.599 municípios brasileiros. A correção poderá ser acompanhada, questão por questão, pela internet.

As amigas Marcely e Carolina aproveitaram os minutos antes de entrar na sala de provas para revisar fórmulas
As amigas Marcely e Carolina aproveitaram os minutos antes de entrar na sala de provas para revisar fórmulas
Foto: Roger Pereira / Especial para Terra
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade