PUBLICIDADE

BA: candidatos do Enem improvisam ponte para fazer prova

COLÉGIO ALAGA NA BAHIA E ESTUDANTES IMPROVISAM PONTE

22 out 2011 - 21h37
(atualizado às 21h43)
Compartilhar

No primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os candidatos que realizaram as provas no Colégio Estadual Tourinho Dantas, no bairro de São Cristóvão, periferia de Salvador, precisaram enfrentar o alagamento do rio Ipitanga, que passa na frente da unidade. Para ter acesso ao local, pessoas improvisaram uma ponte com cadeiras.

Candidatos de Salvador (BA) precisaram improvisar uma ponte com cadeiras para chegar ao local da prova do Enem
Candidatos de Salvador (BA) precisaram improvisar uma ponte com cadeiras para chegar ao local da prova do Enem
Foto: Futura Press

Confira a correção online do 1º dia de prova do Enem
Veja como será a seleção nas principais universidades públicas

Da prova que vazou ao endereço errado, veja as falhas do Exame

Enem 2010: veja onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas

De acordo com Eliane de Oliveira Santos, mãe de uma candidata, o imprevisto fez com que muitas pessoas desistissem de fazer o exame. "Desde terça-feira está chovendo em Salvador e o rio estava cheio d'água. Como é que não se tomou uma providência para evitar isso? Os candidatos não são porcos, são seres humanos", protestou.

Moradores da da comunidade disseram ainda que uma cobra teria sido encontrada e morta perto da entrada da escola. Por meio de sua assessoria, o Inep informou que não poderia prever o alagamento do acesso ao local, que teria ocorrido apenas na véspera da prova.

Recorde de inscritos
Mais de 5 milhões de candidatos deverão comparecer neste fim de semana às 150 mil salas de prova para participar da maior edição do Enem desde a sua criação, em 1998. As provas terão início às 13h (horário de Brasília). No sábado, os candidatos responderão a questões de Ciências Humanas e da Natureza. Já no domingo, de Matemática e Língua Portuguesa, além da redação.

A partir do resultado da prova do Enem, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de todo o País. A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é preciso ter cursado todo o Ensino Médio na rede pública.

Em 2012 a prova terá duas edições, uma no primeiro semestre e outra no segundo. A primeira edição do ano que vem já está confirmada para os dias 28 e 29 de abril. A data da segunda edição ainda não foi definida em função das eleições municipais, que ocorrerão em outubro, mês de aplicação do Enem 2011.

Correção online

O Terra, com os professores do Sistema COC de Ensino, realiza a correção online das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão aplicadas em 1.599 municípios brasileiros. A correção pode ser acompanhada, questão por questão, pela internet no sábado e no domingo.

Fonte: Agência A Tarde
Compartilhar
Publicidade