PUBLICIDADE

A 3 dias do Enem, fiscais de prova ainda são selecionados na PB

19 out 2011 - 18h52
(atualizado às 19h11)
Compartilhar

A apenas três dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado neste fim de semana em todo o País, o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) abriu seleção para 29 fiscais de prova. Uma nota foi publicada no site da instituição nesta quarta-feira para que os interessados em aplicar a prova pudessem se candidatar.

Veja polêmicas do Enem

Veja dicas para as provas do Enem

Enem 2010: veja onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas

De acordo com a instituição, os professores devem receber um treinamento apenas na manhã do sábado, pois já possuem experiência na aplicação de provas, o que seria um pré-requisito da organização do exame. A assessoria do IFPB disse que a convocação é um assunto interno e foi publicado equivocadamente no portal da instituição. Por volta das 19h, a nota já havia sido retirada do site.

A assessoria do Inep informou que todos os coordenadores de prova recebem um treinamento específico para o Enem e que esses profissionais convocados na Paraíba farão apenas o trabalho de apoio ao exame, não ficando responsável pela aplicação da prova. O Inep reforçou ainda a importância da parceria com as universidades e os institutos federais de educação, que já têm experiência na realização de exames.

Treinamento

Em agosto, a presidente do Inep, Malvina Tuttman, havia afirmado que todos os envolvidos na aplicação do exame receberiam treinamento intensificado antes das provas. Ela ainda destacou que o órgão iria aproveitar a experiência dos professores das universidades e dos intitutos federais na fiscalização da seleção.

No ano passado, uma professora da Bahia, aplicadora do Enem, teve acesso ao título de um texto cerca de duas horas antes do início das provas, durante abertura do caderno destinado a deficientes visuais. Em depoimento à polícia, a educadora disse que ligou para o marido e informou sobre o tema da redação, que foi repassado para o filho do casal. O candidato foi desclassificado e os pais foram processados.

Recorde de inscritos

Mais de 5 milhões de candidatos deverão comparecer às 150 mil salas de prova para participar da maior edição do Enem desde a sua criação, em 1998. Cerca de 350 mil pessoas estarão envolvidas na aplicação da prova, incluindo fiscais de sala e outros profissionais de apoio.

No ano passado, erros de impressão em cadernos de prova e folhas de resposta tumultuaram o exame, que teve que ser reaplicado para um grupo de estudantes prejudicado. Em 2009, o furto de um exemplar da prova, nas dependências da gráfica contratada para imprimir o material, provocou o adiamento do certame.

A partir do resultado da prova do Enem, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de todo o País. A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é preciso ter cursado todo o ensino médio na rede pública.

A partir de 2012 a prova terá duas edições ao ano, uma no primeiro semestre e outra no segundo. A primeira edição do ano que vem já está confirmada para os dias 28 e 29 de abril. A data da segunda edição ainda não foi definida em função das eleições municipais, que ocorrerão em outubro, mês de aplicação do Enem 2011.

Correção online

O Terra, com os professores do Sistema COC de Ensino, fará a correção online das provas do Enem, que serão aplicadas em 1.599 municípios brasileiros neste fim de semana. A correção poderá ser acompanhada questão por questão pela internet.

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) é a única instituição pública que liderou um dos quatro grupos divididos pelo Inep no resultado por escola do Enem 2010
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) é a única instituição pública que liderou um dos quatro grupos divididos pelo Inep no resultado por escola do Enem 2010
Foto: Roger Pereira / Especial para Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade