PUBLICIDADE

'É uma palhaçada', diz aluno que teve Enem cancelado no CE

28 out 2011 - 08h56
Compartilhar
Omar Jacob
Direto de Fortaleza

Alunos do colégio Christus, em Fortaleza, estão indignados com a decisão do Ministério da Educação de cancelar a prova dos 639 candidatos que são estudantes da instituição. "É uma palhaçada isso com a gente, a gente passa o ano todinho estudando e eles vêm punir a gente? É pra punir o colégio, se o colégio fez algo errado devem punir o colégio e não punir os estudantes". Pais de estudantes matriculados na escola também classificam a decisão como injusta. "A minha filha quando soube de algumas questões dividiu com colegas de outros colégios que eu não quero citar o nome. Então eu fico só preocupada com a parte da igualdade, que haja isonomia" critica a advogada Iris Gadelha.

Da prova que vazou ao endereço errado, veja as falhas do Exame

O procurador da república Oscar Costa Filho também é contrário a decisão do MEC e, por isso, entrou com uma ação civil pública na Justiça Federal na tarde desta quinta-feira solicitando o cancelamento do Enem em todo país. "Eles (os alunos) querem uma decisão que uniformize a disputa pra todo mundo", argumenta o procurador. Ele também classificou como aleatória e abusiva a decisão de cancelar a prova apenas dos alunos da escola que antecipou as questões do exame. "Isso representa uma discriminação odiosa com os alunos, por quê? Por que nessa hora não são só os alunos do Christus, os de fora também não concordaram com isso."

Na tarde de hoje o Ministério da Educação reconheceu que o colégio Christus fez parte do chamado pré-teste: uma metodologia utilizada para "experimentar" as questões do Enem, antes da aplicação do exame. De acordo com a nota, 91 alunos de turmas escolhidas através de um sorteio participaram do procedimento, mas teriam sido informados apenas que se tratava de um teste para um banco de dados de questões. O colégio anunciou que vai recorrer da decisão do MEC de cancelar as provas apenas dos alunos da instituição de ensino.

Momentos de desconcentração foram registrados após o término do Enem em São Paulo
Momentos de desconcentração foram registrados após o término do Enem em São Paulo
Foto: Aloisio Mauricio / Terra
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade