PUBLICIDADE

Enem: confusão em sala de adventistas causa choro e desistência no PI

26 out 2013 - 15h25
(atualizado às 16h13)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Raissa Morais, 15 anos, desistiu da prova quando descobriu que estava na sala de confinamento e teria de esperar até as 18h para fazer o teste</p>
Raissa Morais, 15 anos, desistiu da prova quando descobriu que estava na sala de confinamento e teria de esperar até as 18h para fazer o teste
Foto: Yala Sena / Especial para Terra

Estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desistiram de fazer a prova neste sábado (26), em Teresina (PI), ao descobrirem que estavam, erroneamente, em sala de confinamento dos adventistas. Para os devotos dessa religião, existe um período sabático em que os alunos só podem fazer a prova a partir das 18h. São 6h de espera até o por do sol. Para eles, o Enem só se encerra às 22h30.

Ao olhar para o quadro de giz e se deparar com o horário dos sabatistas, o servidor público municipal Manoel Jesus da Costa, 47 anos, não entendeu porque a prova só seria aplicada às 18h. "Eu fui procurar saber na coordenação e lá me informaram que estava na sala de confinamento e não poderia fazer a mudança para outra sala. Somente com autorização de Brasília", conta Manoel Costa.

Ao ouvir a negativa da coordenação, ele desistiu da realizar o Enem. "É muito frustrante descobrir em cima da bucha que está em sala errada. Não tinha como esperar", disse.

Manoel negou que apresentou na inscrição que era adventista. Ele faria a prova no bloco 5, sala PI 096461, no Instituto Federal do Piauí (Ifpi), para o curso de Educação Física.

Outra desistência foi de Manoel Francisco da Rocha, 45 anos, policial militar que se inscreveu no Enem para tentar uma vaga em Direito. Ele disse que desistiu por ser "sacrificante" ficar 6h na espera. "Vou refletir para saber se entro ou não com ação judicial. Vou saber se foi erro nosso ou do MEC", disse o militar.

<p>Janice Moura, 18 anos, prestaria prova para tentar uma vaga no curso de Fisioterapia, mas desistiu ao descobrir que teria de esperar até o fim da tarde</p>
Janice Moura, 18 anos, prestaria prova para tentar uma vaga no curso de Fisioterapia, mas desistiu ao descobrir que teria de esperar até o fim da tarde
Foto: Yala Sena / Especial para Terra

Choro

Inconsolável estava a estudante Raíssa Kariny Gusmão de Morais, 15 anos. Ela saiu chorando da sala ao descobrir que estava na turma dos adventistas. Ela iria fazer o Enem pela primeira vez para Serviço Social. No momento da inscrição ela disse não ter colocado que era adventista, porque é católica. A avó Maria do Carmo Santos de Morais soube por telefone e, apressada, foi consolar a neta.

No Piauí, 168 mil candidatos disputam vagas pelo Enem e realizam prova em vários municípios do Estado. Como o Piauí não está incluído no horário de verão, os portões abriram às 11h e fecharam ao meio dia. Candidatos fizeram revisão de madrugada em Teresina.

Os candidatos adventistas estão todos fazendo prova no Instituto Federal do Piauí (Ifpi), no centro da Capital. Eles levaram almofadas, frutas, água, já que só terminam a prova às 22h30. No domingo é horário normal para eles.

<p>Sâmia Caroline Santos de Sousa chegou 1 minuto atrasada e perdeu o Enem</p>
Sâmia Caroline Santos de Sousa chegou 1 minuto atrasada e perdeu o Enem
Foto: Yala Sena / Especial para Terra

Atraso

A estudante Sâmia Caroline Santos de Sousa, 18 anos, chegou 1 minuto atrasada vindo do bairro Santa Maria da Codipi, zona Norte de Teresina. Ela chorou ao se deparar com o portão fechado. Ela faria o Enem para Enfermagem.

A estudante Maria Bruna Cantuária, 15 anos, entrou em desespero ao descobrir que não tinha levado a carteira de identidade. Ela foi eliminada e saiu da sala chorando. "Estou chateada e não tenho nem palavras", disse a aluna que tentaria uma vaga para o curso de Nutrição.

<p>Manoel Jesus da Costa (esquerda), 47 anos, e Manoel Francisco da Rocha, 45 anos, desistiram da prova por estarem na sala dos adventistas</p>
Manoel Jesus da Costa (esquerda), 47 anos, e Manoel Francisco da Rocha, 45 anos, desistiram da prova por estarem na sala dos adventistas
Foto: Yala Sena / Especial para Terra

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chega a sua 15ª edição em 2013 tendo se consolidado como um dos índices de avaliação da educação brasileira e também como principal meio de acesso às universidades públicas do Brasil. Atualmente, apenas duas das 10 principais instituições federais ainda não adotaram a prova para ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), situação que, seguindo a tendência atual, deve atingir 100% de adesão nos próximos anos.

Neste ano, foram mais de 7 milhões de inscritos que podem concorrer a cerca de 1,1 milhão de vagas em instituições públicas e privadas, por meio do Sisu, do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As provas ocorrem sábado e domingo e, nos dois dias, o Terra, em parceria com o Cursinho da Poli, vai corrigir as questões do exame.

No primeiro dia, a partir das 13h (horário de Brasília – consulte aqui o horário do Enem em seu Estado), serão aplicados os testes de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Os candidatos têm 4h30 para resolver as questões. Já no segundo dia, novamente a partir das 13h (de Brasília), serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação. Neste dia, em virtude do texto que precisa ser feito, há uma hora a mais no tempo total de resolução do teste.

O gabarito oficial do Enem 2013 será divulgado na página do Inep, órgão responsável pela realização do Exame, até o dia 30 de outubro. Até lá, você pode conferir no Terra o gabarito comentado pelos professores do Cursinho da Poli.

Vai participar do Enem? Envie para nós seus comentários, fotos e vídeos (mas nada de dentro da sala, claro!).

&amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/ranking-enem/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;quot; data-cke-139-href=&amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/ranking-enem/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;gt;

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/polemicas-do-enem/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/polemicas-do-enem/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;Enem 15 anos: confira as pol&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;ecirc;micas&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade