PUBLICIDADE

Enem: Importância e o que fazer com a nota

1 out 2015 - 13h10
(atualizado às 15h09)
Compartilhar
Exibir comentários

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ganha mais importância e abrangência a cada ano, já que a nota obtida na prova pode ser aplicada de diferentes maneiras!

Quando foi criado, em 1998, o Enem tinha a finalidade de avaliar o aprendizado dos alunos concluintes do Ensino Médio. No entanto, em 2009, o exame adquiriu status de vestibular e se tornou uma grande porta de entrada para instituições públicas e privadas de Ensino Superior.

Anualmente, os índices de estudantes que encararam o desafio do Enem também aumentaram. Enquanto a primeira edição contou com cerca de 157 mil inscritos, em 2014 foram mais de 8 milhões de candidatos. Um recorde!

De fato, a nota do Enem abre muitas portas. Além de ser válida para o acesso às universidades públicas federais, o exame garante oportunidades no programa Universidade Para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudos para instituições privadas e certificados de conclusão do Ensino Médio para jovens maiores de 18 anos.

O Enem pode garantir vagas em universidades federais, pelo Sisu, e bolsas em universidades privadas, pelo Prouni
O Enem pode garantir vagas em universidades federais, pelo Sisu, e bolsas em universidades privadas, pelo Prouni
Foto: iStock

Confira quais são as exigências e os possíveis resultados dos seus estudos: 

- Programa Universidade para Todos (Prouni) - O Prouni tem a missão de conceder bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de Ensino Superior. Para isso, você precisa obter, no mínimo, 450 pontos e não zerar a redação.

- Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) - O Fies é o programa do Ministério da Educação que financia cursos superiores não gratuitos. Da mesma forma que o Prouni, para garantir o benefício, você precisa obter, no mínimo, 450 pontos e não zerar a redação.

- Programa Ciência Sem Fronteiras - O projeto oferece bolsas de intercâmbio para que alunos de graduação e pós-graduação façam estágios no exterior. Para participar da seleção durante a graduação, é preciso ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2009 e ter alcançado a média mínima de 600 pontos.

- Certificado do Ensino Médio - Se você tem mais de 18 anos e não concluiu o Ensino Médio, pode conseguir o certificado por meio do Enem. As exigências são uma pontuação mínima de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e 500 pontos na redação. 

Ah, tem mais! A nota no Enem também é uma porta para o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), pelo qual instituições públicas e privadas de Ensino Superior e de educação profissional e tecnológica oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos.

Atualmente, mais de 90 instituições públicas e 400 instituições de ensino no Brasil, públicas ou privadas, utilizam o Enem para o preenchimento parcial ou total de suas vagas! 

Quer saber mais sobre a edição 2015 do Enem? Entre em contato conosco ou acesse o edital, no link http://goo.gl/54e95R

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade